Au pair en France

Au pair en France

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Iglu é pouco!

Tem coisas que ainda me impressionam... ontem eu estava assistindo um documentario sobre lugares frios. Um dos destinos escolhidos foi Yakutsk, na Russia, uma das cidades mais frias do mundo. A equipe foi até la para mostrar o modo de vida e a cultura dessa regiao. Fiquei realmente assustada ao saber que existem lugares muito, muito, muito frios, mas apesar disso ha vida normal.

A temperatura média de la é de -21°C e a vida so para se fizer -55°C. Ou seja, até -55°C tudo funciona: ônibus, comércio, escola, etc. Sao 300 mil habitantes, sendo que 100 mil sao pessoas que escolheram morar la por conta do emprego. Claro, quem quer morar num lugar desses?, eu pergunto. Ué, qualquer um russo ou outro louco que esta acostumado com o frio. Durante 7 meses as temperaturas sao abaixo de -30 graus. Em 2013, eles tiveram 5 dias de sol em 7 meses. Pode? No verao as temperaturas variam entre 0 e 25 graus.

O aquecedor é central, ou seja, a cidade tem um so aquecedor para esquentar esse povareu todo. A feira livre dura 11 horas por dia e todo mundo que trabalha na feira tem que deixar o carro ligado no estacionamento senao ele nao liga mais porque o combustivel congela. Foi impressionante ver uma moça de 31 anos vendendo peixes (todos ja estavam congelados no stand, claro!) e o cabelo, os cilios e a sombrancelha estavam literalmente brancos, ou melhor, congelados! Alias, a expectativa de vida da populaçao é de 49 anos.

Perdeu suas luvas? Ligue pra policia e peça para ela vir te levar pra casa senao voce perde a mao por conta do frio. So ano passado mais de 160 pessoas morreram congeladas na rua. E centenas perderam as maos ou os pés porque nao estavam cobertas o suficiente.

Todas as noites a policia é obrigada a fazer uma ronda para verificar se nao ha nenhum morador de rua. O problema é que eles bebem para se esquentar (o que dura pouco) e à medida que vao se esquentando vao retirando as roupas e bebendo ainda mais. Resultado: quando a policia encontra um individuo bêbado e desmaiado no chao, 90% das vezes ele ja esta morto por estar pelado ou por nao estar coberto o suficiente. Triste realidade....

Outro detalhe: nenhuma casa tem agua corrente porque a tubulaçao congela, se houver. A soluçao que eles encontraram foi ir até o rio mais proximo para formar pedras de gelo (grandes quadrados, na verdade) e estocar essas pedras na parte externa da casa. E 2x por semana as familias pegam essas pedras, colocam numa maquina que dissolve o gelo para que eles possam utilisa-la para cozinhar, lavar louça e tomar banho, ou melhor, lavar as partes intimas porque nem chuveiro a casa tem.

Os homens tem o privilegio de ir até uma "sauna" que tem uma temperatura média de 100°C e la comecam a transpirar e a se esfregarem para retirar a pele morta. Depois passam no chuveiro? Nao, nao tem chuveiro. Depois eles saem na rua para se rolarem na neve e lavarem o corpo. Bacana, nao? Argh!

E a vida deles continua normalmente como a nossa. Porém o "sol" aparece durante 6 horas por dia e faz noite durante 18 horas. Voce conseguiria viver num lugar desses? Eu to fora!

2 comentários:

Louizy disse...

Eu não teria nunca coragem de morar em um local como esse. Imagina, aqui em BH uma semana de chuva já deprime a gente, BH não tem muito frio só chuva rs, imagina em um local como esse?

Não falaram nada de hospital? Como seria um hospital desses? As pessoas devem ter muita infecção urinária já que é difícil 'dissolver' água... O soro congela? Nossa, 300 mil pessoas corajosas!

Anônimo disse...

qui qui é isso !!!! Tem que tomar muita vitamina D pra compensar a falta de sol. Mas é inevitável dar uma deprê - pra quem vem dos trópicos por exemplo. Você continua escrevendo bem pra caramba !
bjs
João, SP