Au pair en France

Au pair en France

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A beleza de Viena

Agora que ja contei sobre as excursoes que fizemos durante nossas férias em Viena, chegou a hora d'eu contar pra vocês como foi na terra da musica classica! Saimos daqui no dia 3 de agosto e chegamos horas depois em nosso hotel, ja de tardinha. Colocamos as malas no quarto e saimos pra aproveitar ao maximo de nossas férias.

Seguimos pela avenida Ring e chegamos ao Kunsthistorisches Museum, cujo acervo é formado por milhares de obras de arte acumuladas durante os séculos de dinastia Habsburg. Posso dizer que este é o Louvre de Viena! Nao preciso nem dizer que o interior é esplêndido e as obras de arte mais ainda.



Em frente a ele está o Naturhistorisches Museum, museu de história natural com exposições de arqueologia, antropologia e geologia, entre outras ciências. Caminhamos pela Mariahilfe Strasse, principal rua de comércio de Viena, onde estão diversas lojas de departamento. Assim como nos demais dias, estava fazendo muito calor e todo mundo tava aproveitando para tomar um sorvete do lado de fora e passear por esta rua bem arborizada.

Fizemos o caminho de volta pro hotel admirando os belos prédios da cidade. De repente ouvimos uma musica latina de longe e finalmente descobrimos o que era: um Festival de Cinema ao ar livre, onde todas as noites eram projetados operas ou shows. Aquela musica que ouviamos de longe era de uma aula de zumba onde estava a tela do cinema! Tinha um monte de gringo dançando, achei super bacana! De la, fizemos algumas compras num pequeno supermercado e voltamos pro hotel para comer e para recarregar as baterias pro dia seguinte!



No dia 4, começamos nossa visita por Schönbrunn: principal palácio de Viena, quase um Versalhes, em Paris. Concluído em 1713, foi a residência de verão dos imperadores da Áustria. A parte interna é luxuosa, cheia de esplendor e riqueza da dinastia Habsburg. Foi la onde viveu a imperatriz Elizabeth, conhecida como Sissi, amada pelo povo, mas desprezada pela corte Austríaca devido à sua origem, drama que virou até filme de Hollywood. Os 1440 quartos de Schönbrunn são agora usados em parte como um museu, e a visita guiada por estas peças é como um passeio pela história gloriosa das cortes européias daquela época.


Continuamos nossa visita no Palacio Hofburg. Antiga residência dos Habsburg, este palácio é um complexo de residências imperiais, museu, biblioteca, escola de equitação, capela, igreja e sede do poder Austríaco. Os trechos mais impressionantes são os aposentos reais e o tesouro, onde estão expostas, em 21 salas, coroas, cetros, serviços de refeições em ouro e prata, peças de fina porcelana e joias. A Escola de Equitação foi fundada em 1572, e nela os Habsburg formaram o Spanische Reitschule, que logo se tornou um padrão mundial no adestramento de cavalos.

Passamos o dia inteiro nos dois palacios e à noite voltamos pro hotel porque tinhamos comprado ingresso para assistir a uma opera no proprio palacio de Schönbrunn. A sala nao era grande e pudemos assistir a uma apresentaçao fantastica composta de uma pequena orquestra, dois tenores e, claro, o maestro. Simplesmente maravilhoso!

No dia 5, andamos à toa pela cidade e fomos conhecer a famosa Rua Graben, onde tem bares, restaurantes, cafés e muitas lojas. Alias, experimentamos a famosa Apfelstrudel, uma torta de maça que tem varias camadas. Fomos no café do Hotel Sacher, chique no urtimo, e ficamos decepcionados e assustados com os preços! A torta parecia velha, de dias atras, horrivel! Ela esta bonita na foto que tirei, mas realmente nao estava gostosa.

De la, fomos ao Museu de Mozart, proxima a catedral de São Estevão, onde se casou com Constance Weber e local em que foi realizado seu funeral, em dezembro de 1791. De 1784 a 1787, Mozart viveu com sua família, seus empregados, um cachorro e um passarinho em um dos apartamentos da Domgasse número 5, um dos melhores endereços da época, lugar que ele deixou devido a uma viagem a Praga para a estréia de "Don Giovanni". Agora, depois da transformação da construção, de quatro andares, em museu, a gente pode ver, no seu segundo e terceiro andares, uma representação do estilo de vida daqueles tempos.

O museu tem uma superfície total de mil metros quadrados, onde atualmente são realizadas exposições e eventos culturais. Com a ajuda da União Européia, uma obra que custou 8 milhões de euros restaurou o espaço e reservou o segundo andar da construção para exposições, simpósios e outros eventos. O artista  nasceu em Salzburgo, mas passou os anos decisivos de sua carreira em Viena.

De acordo com ele, o próprio gênio tinha dito em uma carta a seus pais que ele se sentia à vontade em Viena. "Para minha profissão, este é o melhor lugar do mundo", escreveu Mozart em abril de 1781. Embora haja móveis, roupas e utensílios da época expostos no local, praticamente nenhum pertenceu ao compositor. No entanto, dão respostas a perguntas sobre seu estilo de vida, sua família e sua forma de trabalhar, recorrendo aos meios audiovisuais modernos para isso, através de várias instalações de vídeo.

No dia 29 de setembro de 1784, Mozart e sua mulher se mudaram para este edifício com seu filho Carl Thomas, que tinha nove dias de idade. Eles ficaram no local até abril de 1787, em um período de sucesso profissional e de vida agitada. Nos 10 anos em que viveu em Viena, ele teve 14 endereços diferentes, e este é o único de todos eles que continua de pé. Enquanto viveu neste edifício, Mozart recebeu um ilustre visitante, Ludwig van Beethoven. Além disso, ele organizou diversos concertos nesta época, com estréias de obras como "Figaro" e a Sinfonia nº 38 (Sinfonia de Praga), e os quartetos de corda dedicados a Haydn.

Entre os objetos apresentados na casa, se destacam documentos autênticos, como o contrato de casamento assinado por Mozart e Constance em 1782, e u testamento, de 1791, assim como os escritos que documentam sua admissão na loja maçônica "A la Beneficencia". Para ilustrar a forma com o músico se distraía, o museu expõe na casa duas mesas, uma com um tabuleiro de jogos populares e outra de bilhar, um de seus passatempos favoritos. A unica coisa que me decepcionou foi o audioguia. As explicaçoes eram muito longas e a gente se perdia no meio de tanta historia. Eles poderiam ter feito bem mais resumido pra nao nos confundir.



Depois de visitarmos nosso amigo Mozart, fomos ao meio dia em ponto visitar o Hoher Markt para ver o Ankeruhr, o relogio mais famoso de Viena. Ele fica situado numa passarela ligando dois prédios deste largo, e às 12 horas exibe uma procissão de 12 grandes figuras em madeira representando nobres e religiosos da história do país, as 12 pessoas importantes da história de Viena, e de hora em hora um personagem aparece, dentre eles a rainha Maria Teresa.



Em seguida, fomos ao encontro da belissima Catedral Sao Estevao (Stephansdom). Sua construção data do século 13, quando em plena idade média, Viena era apenas uma pequena praça, chamada Am Hof. A torre de 137 metros de altura é o ponto mais alto da cidade. Seu telhado é formado por 250 mil azulejos vitrificados e seu interior possui uma valiosa coleção de esculturas artísticas. Na cripta, no subsolo da catedral, ha um conjunto de labirintos onde estão os restos mortais de membros da dinastia Habsburg e uma arrepiante montanha de ossos das vítimas da peste negra que assolou Viena. Claro que eu nao visitei a cripta porque nao estava com vontade de ter pesadelos! Buuuhhh!

Saindo da Stephansdom, fomos em direção ao rio Danúbio, para caminhar um pouco e conhecer algumas construções e vielas da cidade antiga. Passamos pelo Museu da Catedral, pela charmosa rua Schonlaterngasse, pela Academia de Ciências, e pelas pequenas e tranqüilas lojinhas e recantos que ainda parecem permanecer no século 18.

Por falar em Danubio, Johann Strauss Filho fez este rio ficar conhecido em 1867 quando apresentou sua mais famosa obra, a valsa do Danubio Azul. O detalhe é que o Danubio nao é azul, é meio esverdeado. Imaginem a minha cara de tristeza! Como eu jamais pensei nisso? Eh obvio que ele nao seria azul, nao é o Mar Mediterrâneo, ora! Hahhaha!

No proximo post contarei sobre os demais dia de nossa viagem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa...que maravilha..acredite que só hj li sobre a viagem de voces...eta vida corrida...bjs.Moty