Au pair en France

Au pair en France

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dotes culinarios

Quando cheguei na França nao sabia nem fritar um ovo. Ai fui uma tristeza, eu ficava improvisando, o bolo solava, a carne ficava crua, o arroz ficava mais salgado que um bacalhau seco, um horror! Com os poucos fui me adaptando, conhecendo novos legumes, verduras e descobrindo ingredientes que pudessem substituir os brasileiros. Fui me aperfeiçoando, pegando receitas na internet e testando as receitas que Euvi, Tia Hulda e Tia Eclesia tinham me passado antes d'eu vir pra ca.

Por incrivel que pareça peguei gosto pela coisa, mas nao estou disposta a cozinhar nem todos os dias, nem a qualquer hora do dia. Adoro fazer sobremesas, sobretudo francesas, e ainda preciso de aprender a fazer pratos salgados. Essa semana eu descobri um blog que me deu muita agua na boca e me empolgou demais. O blog é super bem explicado e as receitas sao maravilhosas. Claro que eu tive que testar 2 bolos e foram os 2 melhores da minha vida!

Vamos à receita do bolo de hoje:

Bolinhos de coco e limão siciliano
adaptado do In the Sweet Kitchen

Rend.: 8 unidades

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados
2 ovos grandes
1 xícara (240ml) de leite de coco
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, derretida e fria
raspas da casca de 2 limões sicilianos
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de suco de limão siciliano
¼ xícara (60ml) de água

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga oito forminhas de muffin ou mini bolo com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada. Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande. Junte o açúcar e o coco. Em uma tigelinha bata os ovos ligeiramente com um garfo, e em seguida junte o leite de coco e a manteiga, misturando bem para homogeneizar. Junte as raspas de limão e a baunilha. Despeje os ingredientes líquidos de uma vez sobre os secos e misture com uma colher de pau apenas até incorporar.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que cresçam e dourem nas extremidades (faça o teste do palito).

No finalzinho do tempo de forno, prepare a calda: em uma panelinha, junte o açúcar, o suco e a água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio e deixe ferver. Ferva por 6-8 minutos o até a calda engrossar ligeiramente. Retire do fogo e reserve (a calda deve ser derramada sobre os bolinhos quando ambos estiverem quentes).

Transfira as formas para uma gradinha e deixe esfriar por 10-12 minutos. Com jeitinho, remova os bolinhos das formas e então os retorne para elas (isso é para assegurar que eles não grudem nas formas depois de serem banhados com a calda). Com um palito de dentes, faça furinhos em todos os bolinhos. Derrame a calda sobre os bolinhos e então deixe esfriar completamente.

O que mais gosto deste site é que a autora pega a receita de livros de culinaria de chefs, testa a receita e coloca no site dela. Segui à risca e ficou maravilhooooosooo!!! Vejam ai:


Um comentário:

Tata disse...

Fiquei com agua na boca, vou testar. Mas passa o blog pra podermos ver outras receitas, msm q em frances