Au pair en France

Au pair en France

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pequenas (grandes) férias!

Ando sumida, é verdade, mas tive dias muito tumultuados nessa ultima semana. Recebi visitas especiais e ai tive que ficar por conta: os queridos Alessandra e Andrielly, pastor da minha igreja Batista em Vitoria vieram dar um giro pela França e pararam aqui em Nice pra conhecer a cidade e nos visitar. Em poucos dias eles foram pra tudo quanto é canto com a gente e pudemos colocar as conversas em dia também. Foi muito bom pra nos ter a casa cheia por um tempo (mesmo que curto!). Obrigada, viu?

De 6a-feira (19/11) até domingo eu e Bruno tivemos folga no trabalho. Pouco tempo pra quem tem férias de 1 mês, mas muito pra mim que tenho que esperar até o ano que vem pra ter as minhas! Nos programamos, arrumamos as malas e la fomos nos passear no litoral francês.

Na 6a saimos cedo de Nice e fomos parando a cada paisagem bonita. A primeira parada foi em La Ciutat, uma cidade pequenininha, mas com uma vista maravilhosa pro Mediterrâneo. No alto da montanha, um visual de tirar o fôlego. O mar ultra azul e uma vista do infinito… ali mesmo eu ja tinha esquecido da palavra problema e lembrei-me somente de coisas boas. Tiramos N fotos e continuamos o passeio.

Poucos kms depois, chegamos a Cassis, uma cidade que era recomendada por todos, mas que nunca imaginei como ela era. Cassis fica no meio de um conjunto de calanques (falésias). Uma das maneiras de apreciar a beleza da cidade é fazer passeios de barco. Outra é mergulhar no mar de água cristalina. A gastronomia é um também um atrativo! Entre os melhores pratos da cidade está a salada de frutos do mar. Além disso, vale conhecer a produção de vinho local e dar uma volta pelo marché provençal (mercado), onde são vendidos produtos fabricados na região, como queijos, salames, biscoitos, temperos, bolsas de palha, bijuterias e roupas.

Novamente fiquei encantada com a paisagem. Uma coisa de louco… o melhor de tudo era que o sol estava a todo vapor e estavamos mesmo suados de tanto andar nas trilhas em busca de paisagens cada vez mais bonitas.

De la, fomos finalmente ao encontro de Marselha, nosso primeiro destino principal. Ela é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada também na Provença (Provence, em francês) e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. Sao 852.395 habitantes distribuídos por 240,62 km². Marselha é a capital administrativa da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento de Bouches-du-Rhône (Bocas do Ródano). Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.

Diversos achados e estudos arqueológicos comprovam a presença humana de maneira contínua em Marsella desde a pré-história. As pinturas rupestres paleolíticas na Caverna de Cosquer, próximo ao calanque de Morgiou, datadas entre 27000 e 19000 a. C., atestam a presença humana na área de Marselha há mais de 30.000 anos. A cidade propriamente dita foi fundada em 600 a.C. pelos gregos de Foceia.

Quando chegamos na cidade, as diferenças (com relaçao a Nice) eram visiveis: ha muitos pedintes e arabes por todos os lados. Posso dizer que é um Rio de Janeiro menor. Marselha tem seus bairros perigosos, onde ha trafico de drogas e armas. Nao é bom ficar dando sopa na rua até tarde pra nao correr o risco de ser roubado.

Como estou acostumada com essa rotina aventureira que temos no Brasil, nada disso me assusta. Mas pro francês, é uma cidade onde muitos deles nem sonham em pôr os pés. Nosso passeio la começou às 13h. Fizemos nosso check in no Ibis Marseille Euromediterranée e rapidinho ja saimos pra aproveitar nossas férias. Como a cidade é muito grande, a melhor soluçao que encontramos pra conhecer os pontos turisticos mais importantes foi pegar o trenzinho da cidade que faz o tour por Marselha.


Além de barato, roda a cidade toda. A Basilica de Notre Dame é lindissima e tem uma vista imperdivel da cidade. No mais, outras igrejas antiqussimas, o porto e, claro, a parte antiga, o que chamamos de cidade velha, é super agradavel. Arquitetura de época e muita historia ao nosso redor.

Espero que tenham viajado conosco novamente. Amanha conto pra vcs o segundo dia de nossa viagem!

Beijos, saudades!

2 comentários:

Ricardo Nespoli disse...

Qdo arriva il bambino?

Jac disse...

Amo Marseille!! Pra mim, é uma mistura de SP e Rio. Super!
Vc vai ser mamae??? Parabens!!xx