Au pair en France

Au pair en France

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Festa Nacional

Aqui foi feriado ontem, 14 de julho, dia da Queda da Bastilha. Pra quem nao se lembra, o Wikipedia refresca a memoria:

A Bastilha (em francês: Bastille) foi originalmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Place de la Bastille ("Praça da Bastilha") em Paris. Mas ficou realmente conhecida por ter sido uma prisão, assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII.

Ficou famosa por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789, o qual aliado ao Juramento do Jogo da Péla, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa.

O evento foi grandiosamente comemorado exatamente um ano depois (em 14 de Julho de 1790) na pomposa festa que ficou conhecida como a "Fête de la Fédération" (A Festa da Federação). A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de "Dia da Bastilha", apesar de na França denominarem-na "Fête Nationale" (A Festa Nacional). Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida.

E pra comemorar a data, todos os anos as cidades francesas escolhem um parque ou uma area maior para que possamos ver os fogos de artificio. No caso de Paris, a escolhida é a filhinha do coraçao, Torre Eiffel. Como infelizmente eu tive que me contentar com meus foguinhos aqui em Bonneville, achei 2 videos de pessoas que puderam contemplar a beleza da noite:

http://www.youtube.com/watch?v=heDXyTaD7xM e http://www.youtube.com/watch?v=Sqxr2Viytzc

Alias, dia 30 de março deste ano a Torre fez 120 anos de existência. E ontem os fogos foram ainda mais caprichados para comemorar o 14 de julho e o aniversario dela.

Boa semana pra todos! Chego ao Brasil daqui a 3 domingos!

2 comentários:

Ricardo Nespoli disse...

Saudades de vc , de seus comentários. depois dos piolhos do calor afim la libertà! Bonneville bom nome. É 1789 fez história.

Vanessa disse...

Que bom que está voltando Lolo!!! Quando chegar vamos marcar uma dia para colocar as fofocas em dia!
Beijocas!!!
Vanessa Marquezini