Au pair en France

Au pair en France

domingo, 14 de junho de 2009

Euro x real

Quando eu era pequena, lembro-me que minhas amigas todas tinham a chamada mesada pra ter uma graninha todo fim de mês. Eu nao tinha isso porque era mamae quem comprava minhas coisas. La em casa nunca teve disso nem com minha irma.

Aqui a mesada começa quando voce perde um dente. Segundo a tradiçao francesa, quando um dentinho de leite cai, a criança deve coloca-lo debaixo do travesseiro pra que a ratazana (a esposa do rato) passe de noite, pegue o dente e deixe o dinheiro. Pode ser 1 euro, 2 euros ou ate um brinquedinho simples. Aqui em casa o Alexis entrou nessa fase. E eu acho o maximo estimula-lo a gastar bem o dinheiro.

Pois bem, saimos pra gastar a grana quarta passada. Ele tinha 8 euros e alguns centavos. Na loja tipo de 1,99 ele comprou pra mae 2 presentes: um bowl (aqui usa-se muito pra tomar o leite do cafe da manha) e 1 porco espinho de porcelana. Achei uma graça ele deixar de comprar algo pra ele pra comprar algo pra mae.

As irmas, morrendo de inveja, claro, ja estao doidas pra que o primeiro dente caia. TODO santo dia, Mailys diz: "Veja, Lorena, meu dente esta mole. Amanha no cafe da manha nao posso comer pao!" E ai completei dizendo que ela deveria comer o pao pra que o dente caia mais rapido. Mas o medo dela agora é de engolir o dente! Espero estar aqui quando o dente ira cair porque vai demorar muito ainda! Mas a vontade de derruba-lo é tanto que acho que ela vai acabar forçando pra que a ratazana passe!

PS: Ha menos de 1 mês o dente de Alexis caiu na escola e ele chegou arrasado em casa, chorando. Quando perguntei o que era ele dizia que ia ficar sem o dinheiro porque a ratazana nao ia dar a grana, ja que ele tinha perdido o dente na escola. Dei a ideia da gente escrever uma carta pra ratazana explicando a situaçao.

Peguei um papel bonito que tinha e fomos nos escrever a carta.

"Querida ratazana,

Me desculpe incomoda-la, mas eu perdi meu dente hoje na escola e, por isso, nao poderei coloca-lo debaixo do travesseiro esta noite.

Você poderia deixar meu dinheiro ou meu presente? Se quiser procura-lo, eu estudo na escola dos Champeys e o dente deve estar por la.

Um beijo,

Alexis."

No dia seguinte ele me acordou cedo pra mostrar o playmobil que a ratazana tinha deixado e feliz porque ela tinha levado a carta! Morri de rir! Eu e minha imaginaçao!

3 comentários:

Jenny Souza disse...

Hahaha, que espirituoso isso.

Só não entendo essa obsessão francesa com ratos. hehe ^^ Não podia ser a famosa fada do dente?

Mas achei genial a carta, muito.

Um beijão.

Anônimo disse...

Branca,eu e Nanda demos boas gargalhadas com esta historia...so voce mesmo...te amamos...Moty

Anônimo disse...

Simplismente amo seus post..
Tbm gostei muito sobre o rato..
Nao sabie desse detalhe daqui =)
Beijos te amo amiga!!