Au pair en France

Au pair en France

domingo, 24 de maio de 2009

Eu tô voltando pra casa outra x...

Pela quinta vez estive na cidade luz desde que cheguei aqui. Paris é sempre encantadora, mesmo quando a gente ja conhece todos os pontos turisticos e sabe andar de olho fechado pela cidade. Ir à torre Eiffel e o Arco do Triunfo sao paradas obrigatorias! Nessas cinco vezes eu nao consegui ir à Paris sem passar por esses dois monumentos maravilhosos.

Paris é cultura, é gente, é historia, é turista, é foto, é museu, é teatro, é metro... em suma, é um quebra cabeça de tudo isso junto. No meu primeiro dia, fui encontrar com Nina e Paulinha, duas amigas au pairs brasileiras que moram la. Foi hora de rir até a barriga doer, de colocar os papos em dia, de matar a saudade e de fazer fotos juntas!

No segundo dia nao pude deixar de ir na exposiçao de Gustave Eiffel, o criador da torre Eiffel. A historia dele é muito interessante e pude viajar na ideia do "magico do ferro", como diz o tema da exposiçao. Nascido em 15 de dezembro de 1832, em Dijon (cidade da mostarda!), ele desenhou varias pontes pelo mundo afora (inclusive em Sao Paulo!) e em 1886 foi convidado a participar da Exposiçao Universal de 1889, em Paris. Entre inumeras concepçoes de "obras de arte" da mesma linha da torre, criadas por outros concorrentes, Gustave foi o vencedor. A torre foi inaugurada em 31 de março de 1889 com 300 metros de altura.

O barato da exposiçao foi ver as obras desses concorrentes e fotos originais do mês a mês da construçao da torre Eiffel. Pude ver tambem fotos dele quando criança, jovem e adulto, suas matematicas no papel manteiga, onde ele desenhava suas invençoes. Verdadeiramente fantastico.

De tarde, fui à torre Eiffel dar uma conferida pra saber se ela continua linda. E no terceiro dia (ontem), fui andar por Montmartre, minha paixao em Paris, e depois fui ao teatro assistir à uma comédia francesa. De la, direçao à torre Eiffel versao noturna, impagavel e imperdivel. Ja vi trocentas vezes, mas nao da nem pra enjoar, nem pra dar uma passadinha rapida la pra babar e ir embora. Fotos, fotos, fotos, claro e centenas de turistas.

E hoje, pra fechar com chave de ouro, Museu do Picasso, outra paixao! Debaixo de um sol de 31 graus em Paris (ôôôô delicia, to no Rio???!!), coloquei meu vestidinho e fui encontrar com os quadros e esculturas de Pablo Picasso. Como todas as vezes, me emocionei, principalmente porque vi fotos dele pintando alguns de seus quadros. Eu ja tinha visto obras, mas fotos foi a primeira vez. E, sem precisar dizer, tirei fotos, fotos, fotos. Escondido, claro. Mas sera uma boa recordaçao e tambem poderei compartilhar com voces, o mais importante.

Bom, hoje estive no Rio em Paris e em Bonneville. Calorao, estou toda suada pela primeira vez desde setembro do ano passado!

Fui!

5 comentários:

Nadja Kari disse...

aiiiii!!! vc tem que postar fotos meninaaa.. to morrendo de curiosidade!!!!
'será que vou conseguir conhecer a frança????
bjuuuus

Jenny Souza disse...

Isso é papo sério, de meus 11 dias parisienses, ver a Torre nunca, mas nunca mesmo era demais, a torre e o Seine....gente como amo aquele rio, se já tinha visto tudo, não tinha mais o que fazer, eu corria pro rio do meu coração e podia passar muito tempo caminhando nas margens :}
E Montmartre, é o sonho de todo mundo, até de quem nunca ouviu falar de lá, aquele lugar é um sonho, um sonho bom.

Que bom poder reviver esses lugares com suas palavras.

:)

ps.: eu detesto a mostarda de Dijon, a gente não se deu naddaaaa bem. UYAHSUAHU

Ricardo Nespoli disse...

Que delícia teu "raccontare". Parabéns pela viagem. Pelo passeio e pelas risadas.

shymup disse...

engracado, sempre amei Paris, mas agora nem tenho tanta sina de ir... talvez, desmistificou...

quanto ao coment no meu, sim e complicado! mas bola p/ frente ne?

Jacqueline disse...

Menina...hoje eu vou renovar a reserva da minha passagem, estou esperando chegar o comprovante do curso pra poder comprar! Mas, como a Air France só funciona a partir das 9h, tirei o início da manhã (que os meus chefes não "ouçam") pra ler o início do seu blog, ri mto!!
Vou aproveitar pra ativar meu blog logo logo e te aviso.
bjos