Au pair en France

Au pair en France

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Toulouse, 5 dias!

Nao me programei pra ir a Toulouse esse mes, mas Nath me convidou e aceitei, ainda mais sendo tudo FREE. Pra começar bem a viagem, passei o voo Annecy - Toulouse dentro da cabine do piloto. Acompanhei todo o vôo, inclusive a aterrisagem. Repito, inclusive a aterrisagem. Morriiiiiiiiiii de medo!! A impressao eh que o aviao vai cair de bico no chao, especialmente pq o aviao 'fala' em ingles a contagem regressiva à medida que ele vai se aproximando da terra (pista).

O piloto e o co-piloto apertam 300 botoes durante o voo e trocam informacoes com a torre de controle o tempo todo, hora em ingles, hora em frances. Eh numero que nao acaba mais, do tipo: latitude 30, longitude 40, e por ai vai. Quando o aviao começou a contar 300 metros (da pista), 200, 100, 80, 50, 30, 20, 0! Ai poooooof! Ele aterrisa. Se eu, que nao tenho medo de aviao quase tive um treco, imagina quem tem! Mas valeu a experiencia!

Bom, chegando em Toulouse, 38°C. Calor? Imagina! Os franceses derretendo e reclamando feito velhos. A resistencia deles pro calor eh 0! Eu amei, claro. Como fomos pra casa dos avos de Remi, a gente soh faz comer e dormir. Senti uma falta enorme do meu periodo em Ipatinga pra comer angu com frango com quiabo bem babento. Aqui nao existe nem angu, nem quiabo (socoooooooooooooooorroo!!!). Entao, fomos direto pra piscina, diante de tanto calor. Nos demais dias fomos andar pela cidade e aproveitar as promoçoes do dia (comprei um sapato lindo a 5 euros e uma bolsa linda a 4 euros, ohh beleza!).

A casa deles eh a coisa mais linda, de extremo bom gosto, as fotos, alias, estarao logo, logo no album. No almoço e no jantar, como sobremesa, queijo e vinho. Super chato... kkkk! E tome passeio no centro da cidade, que eh linda e rosa, por conta do concreto (eu diria tijolinhos) de cor salmao, meio rosado, nos pontos turisticos e nos predios mais antigos. Adorei a cidade. Nao resisti às promoçoes e comprei ainda 4 pockets books pra treinar o frances (a 2 euros cada!), 1 livro de receitas enorme (3 euros!), um perfume delicioso que eu tava namorando ha anos, uma bandeira da França (nao podia faltar) e um jornal da regiao, que marcava a abertura das Olimpiadas de Pequim.

Soh um parenteses, fiquei horrorisada com a abertura: apesar de lindissima e impecavel, foram gastos 100 milhoes de dolares (com um mundo de gente la passando fome) e a mesma foi projetada durante 7 anos para que tudo saisse perfeito, como foi. Para que todo mundo pudesse ver, foram colocados 24 teloes pela cidade. Alguns atletas franceses criticaram o presidente Sarkozy pela politicagem feita no pais. Ora, eles nunca foram cumprimentados por Sarkozy e, em plena festa com jornalistas pra todo lado, ele veio todo todo - com sorriso banana - dar os parabens aos atletas por estarem la. Rebeldes, sairam de perto.

Em Paris, alias, apesar da policia tentar evitar ao maximo qualquer manifestaçao, nao deu certo. Na Champs Elysée, protestos contra a politicagem do presidente e contra os jogos.

Retomando à viagem, o apice foi um passeio de barco, estilo Bateau Mouche, que a gente faz em Paris. Pra começar, o guia eh a pessoa mais feia que ja vi em toda minha vida. Nao tenho preconceito, mas ele era de assustar. Branco feito vela, cabelo grisalho enrolado (estilo Luiz Caldas, eu juro!) ate o ombro (descabelado, claro), oculos dos anos 50 e dentes pooodres. Pois bem, o bonito começou a fazer o tour de barco e a cada explicaçao que ele dava, alfinetava a prefeitura da cidade. Dizia, esse rio aqui que navegamos poderia ser mais bonito se a prefeitura limpasse ele. Mas eles soh querem saber de feriado e nao fazer nada. O rio tem 1,60 de profundidade e por isso meu barco nao tem boias. Alem do mais nao sou Leonardo de Caprio e esse nao eh o Titanic. Ao fim do passeio eu e Nath estavamos com a barriga doendo de tanto rir das besterias dele. Foi 1h15 de pura bobagem, mas o humor sarcastico, estilo Jose Simao, da Folha de SP. O maximo!

Sobre a cidade:

Tolosa (em francês Toulouse) é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona. Eh a quarta maior cidade da França e a quinta aglomeração do país após Paris, Lyon, Marseille e Lille. Situa-se a 50m acima do mar, no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana de Toulouse tem cerca de 1 120 000 habitantes. Faz parte da França desde 1271. O nome desta cidade deu origem aos nomes das localidades de Tolosa, em Portugal e Tolosa, na Espanha. Ela é chamada a cidade rosa em razão da cor do principal material de construção tradicional local, como eu tinha explicado acima.

A população da cidade aumenta principalmente graças a um saldo migratório muito positivo, a um posicionamento geográfico interessante (clima, montanha, mar) e a uma reputação e imagem bastante positiva (qualidade de vida, variação das formações profissionais e universitárias, posicionamento socioeconômico das indústrias e dos serviços tais a aeronáutica, o espaço e eletrônica).

Alem disso, Toulouse beneficia, pelas influências oceânicas e mediterrâneas, de um clima temperado entre o outono e a primavera, e de um verão relativamente quente e seco. As temperaturas mínimas chegam no mês de janeiro a aproximadamente aos 5°C e as temperaturas maximas em agosto aos 40°C.

4 comentários:

Anônimo disse...

Toulouse Lautrec ! Uh lá lá ! Nunca mais você vai ser brasileira somente ! Dançou ! Metade francesa, metade brazuca !
beijos
João

Anônimo disse...

KD AS FOTOS??????????
Lo, nunca mais vi a Fe no msn?? Vc tem noticias dela??? Esta tudo bem???

Dri/Vitoria - USA

Unknown disse...

oi querida estou com uma vontade enorme de ir para annecy.. gostaria de obter algumas informações a respeito do modo de vida que a sociedade vive....
meu msn dulce.unaerp@gmail.com

Leidiane Oliveira disse...

Nossa! Estou eu aqui procurando informacoes para incluir Toulouse na minha viagem no fim do ano e encontro seu blog. Qual a minha surpresa é saber que você é de Ipatinga! :D
Também sou de lá!! E fora o calor absurdo e chato, amo essa cidade!!!
Parabens pelo blog!!!
Bjos!!!