Au pair en France

Au pair en France

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bleu, blanc et rouge!

Ultimamente tenho tido novidades pra contar pra vocês. A mais nova delas é que Bruno é o mais novo vice-prefeito do vilarejo em que moro. Tudo começou no verao passado, quando descobrimos que o atual prefeito em 2013 (que estava no cargo desde 1977!!!) nao iria mais se candidatar. Também pudera, o cara foi prefeito durante 36 anos, ja estava na hora de passar o bastao. E entao Bruno começou a conversar com nosso vizinho e propos que ele fosse prefeito. Riamos muito dessas conversas e deixavamos sempre pra la, tudo nao passava de piadinhas. Até que em janeiro deste ano levamos o papo a sério e eles foram procurar pessoas do vilarejo que topariam fazer parte da equipe. Convida um aqui, outro ali, um aceita, outro rejeita e... pimba! A equipe se formou e as ideias sairam da cabeça e foram pro papel!

Antes de continuar, vou explicar pra vocês como funciona a eleiçao para prefeito aqui. Se a cidade tiver menos de 1000 habitantes, como é o nosso caso (o meu vilarejo tem 450 habitantes), a quantidade de 'vereadores', que chamamos de conselheiros, é proporcional à quantidade de habitantes. Pra nos foram 1 prefeito, 1 vice prefeito e 9 conselheiros. Ou seja, uma equipe de 11 pessoas. A equipe adversa idem.

O cidadao nao vota no prefeito, ele vota na equipe inteira (o que chamamos de lista) ou em 11 pessoas, no total, de 2 listas: por exemplo, 4 candidatos da lista A e 7 candidatos da lista B. Isso, misturado assim. Se tivessemos 6 listas candidatas, o cidadao poderia escolher 11 candidatos ao todo, um pouco de cada lista. Mas isso so vale pras cidades que tem menos de 1000 habitantes. Nas demais cidades, o cidadao é obrigado a votar na lista inteira, ele nao pode escolher pessoas de varias listas.

Como isso é feito na pratica? Se voce for votar na lista inteira, ou seja, nos 11 candidatos da lista A: voce pega o papelzinho da lista A (onde tem em negrito e fonte maior o nome do candidato a prefeito e dos conselheiros) e coloca na urna. Se voce for votar somente na lista B, idem. Se quiser misturar, voce pega o papelzinho da lista A, risca por ex 3 nomes, coloca na urna, pega o papelzinho da lista B, risca 8 nomes, e coloca na urna. Voce, neste caso, votou em 11 pessoas, 8 da lista A e 3 da lista B, totalizando 11 pessoas. Complicado, nao?

Para as eleiçoes municipais nao ha propaganda eleitoral na televisao. Cada lista inventa sua propria propaganda (folhetos ou seja o que for) e vai distribuir. Nos fizemos flyers com a foto dos candidatos, indicando o nosso vizinho como prefeito, Bruno como vice-prefeito, e os demais como conselheiros, além das propostas. Eh assim que a gente apresenta pra populaçao pra que eles saibam quem sera o possivel prefeito daquela lista. Fomos distribuir panfletos em todas as caixas de correio do vilarejo e durante uma semana Bruno e o vizinho foram fazer o porta a porta. Se apresentar e pedir voto.

O primeiro turno foi no dia 23 de março e estavamos confiantes que a lista inteira de Bruno ia ganhar. O stress, na verdade, é quando as pessoas das listas se misturam, pois trabalhar com a oposiçao é dose! Balde de agua fria! 5 pessoas da lista de Bruno foram eleitas (dentre elas o vizinho), além de 4 pessoas da lista adversaria. Bruno nao foi eleito por 2 votos! O desespero foi total porque o vizinho queria de todo jeito que Bruno fosse eleito no segundo turno!

Estrategicamente, como funciona o segundo turno? Bem, como 9 pessoas tinham sido eleitas, faltavam 2 para completar 11 e formar uma equipe mixta, ja que muitos eleitores votaram em candidatos das listas A e B. Como nenhuma das 2 listas inteiras foram eleitas, membros eleitos das 2 equipes iam ter que trabalhar juntos, na marra! Entao para o segundo turno, realizado no dia 30 de março (no domingo seguinte ao primeiro turno), os eleitores deveriam votar somente nessas duas pessoas que faltavam para completar a equipe de 11, ja que 9 haviam sido eleitas.

Estrategicamente as equipes deveriam indicar no papelzinho da urna 2 nomes para que proporcionalmente fosse mais facil dos 2 serem eleitos, ao invés de colocar o nome de todos os que nao haviam sido eleitos, entenderam? E no caso da lista A, foram indicados o nome de Bruno e de um outro candidato a conselheiro. A equipe adversa fez o mesmo.

No dia 30 de março, ao fim das eleiçoes (18h em ponto), fomos na prefeitura para assistirmos à contagem dos votos. Tava super concorrido, mas no final das contas, Bruno e o parceiro foram eleitos! Nossa, que alivio! Eles tiveram mais votos do que a candidata a prefeita da equipe adversaria! Foi uma vitoria! Agora temos 7 pessoas da lista A e 4 da lista B eleitos, formando evidamente uma so equipe.

O prefeito que estava no cargo ficou até sexta-feira, dia em que fez uma reuniao aberta ao publico para a eleger o futuro prefeito e vice-prefeito. Nesta reuniao, o ele anunciou a eleiçao aos 11 eleitos, que votaram secretamente no futuro prefeito. Aberto os envelopes, 7 pessoas votaram no meu vizinho e 4 votaram branco (piada, né?). Depois ele perguntou aos 11 quem gostaria de se candidatar a vice-prefeito. Bruno se candidatou e la foram os 11 votar no vice. Sete votos para Bruno e 4 brancos. A partir dai, o prefeito passou o bastao ao vizinho, eleito futuro prefeito, e à Bruno. "Vive la Republique Française!", fim do stress! ;)

Esta semana preciso contar pra vocês como foi o primeiro dia de trabalho deles. Foi uma piada atras da outra! Bom fim de semana!

Na foto abaixo, os eleitos (os 3 'brancos' sao da equipe B e os 5 'amarelos' sao da equipe de Bruno). Um dos eleitos da equipe B estava ausente:


2 comentários:

Sophia Saito disse...

Como assiiimmm??? O prefeito tá no cargo há quase 40 anos??? hhahaha É isso que te aguarda, amiga? Primeira-dama por 40 anos?? rsrsrs. Brincadeiras à parte, mande os parabéns para o Bruno. Beijos!!

Anônimo disse...

Congratulações ao novo vice-prefeito ! Mande minhas saudações a ele !
João, São Paulo - Brasil