Au pair en France

Au pair en France

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tesouro dourado

Pelo menos 1 vez por mês a TV francesa faz uma reportagem sobre o Brasil. Um dia sobre o desmatamento da Floresta Amazônica, um dia sobre as cirurgias plasticas, um dia sobre o boom econômico, um dia sobre a MPB, por exemplo. Hoje assisti uma reportagem sobre as festas de 15 anos das adolescentes brasileiras.

Eh verdade que isso nao existe aqui. Alias, nada que vem dos EUA é bem aceito por aqui. Os franceses sao extremamente patriotas e valorizam a cultura deles, os costumes deles, o pais deles, a lingua deles. Acho isso bacana e nao vejo muito esse 'amor assim' entre nos e o nosso pais.

Continuando, eles mostraram a festa de uma menina, filha de um advogado riquissimo de Sao Paulo, que tem motorista pra cima e pra baixo. So pra ter uma ideia, um dos vestidos dela custou 10 mil euros (25 mil reais). O decorador da festa é um dos mais caros de SP. No curriculum dele estao festas para o principe de Mônaco e para a rainha da Inglaterra.

A festa foi num cerimonial de 6 mil m2 com 7 salas, sendo que cada uma delas foi decorada com o tema de um filme, além do banheiro das meninas, que foi todo rosa, baseado no filme A Pantera Cor de Rosa, e do banheiro dos meninos, que imitou o cenario do filme Indiana Jones. O bar foi todo feito com gelo esculpido. Valor da festa para 900 pessoas? 400 mil euros, ou seja, 1 milhao de reais.

Os presentes foram entregues antes da festa no apartamento dos pais da menina (de 300m2 num bairro de classe alta de SP). O que ela ganhou? Presentes da Louis Vuitton, uma capa para Ipad da Gucci, brincos de ouro, etc. Ao mostrar pro reporter a capa do Ipad, ela disse: "Eu nao tenho Ipad, agora que tenho a capa, vou pedir pra minha mae comprar um pra mim". Simples assim. No guarda roupa, roupas de grife e mais ou menos 50 pares de sapato da Gucci, Chanel, Yves Saint Laurent, além de sapatos franceses que custam 500 euros cada um (1500 reais). Apesar de toda essa riqueza, aparentemente a familia parecia ser simples, inclusive a menina. Nada de frescuras, simplesmente uma menina rica que vive num mundo diferente do nosso (do meu, pelo menos).

Conclusao, na minha opiniao essa matéria foi veiculada aqui pra mostrar que no Brasil nao existem so negros e favelados, como imaginam os estrangeiros. O nosso pais tem também familias ricas, que podem se permitir coisas inimaginaveis pelos franceses. Temos muito mais do que prostitutas, travestis, papagaios, tucanos e Ronaldinhos.

OBS: So pra constar, hoje uma pesquisa francesa revelou que 14% deles vivem abaixo do nivel de pobreza, o que significa pra eles viver com menos de 964 euros por mês. Esses 14% representam mais ou menos 8 milhoes de habitantes, quase a populaçao de SP... ou seja, pra quem acha que aqui nao tem pobreza, se enganou.

8 comentários:

Jeh disse...

Eita que festança de pobre essa! hahahahaha

Depois eu quero ver essa reportagem viu...pq tá todo mundo comentando no grupo das brasileiras na França, rs

Já te mandei meu cel por inbox flor! Quero te ver o quanto antes, humpf

bjinhos

Patrícia Alves disse...

Nossa senhora que luxo!! rsrrs Como você falou Lo é bom mostrar isso aqui, só assim eles começam a ver que no Brasil tem gente rica tb e não só, negros e favelados com pensam.
Bjo

Sue Ellen disse...

Não sei se consigo achar que é bom esse tipo de reportagem... é claro que não é bom o mundo achar que o Brasil se resume a negros, favelados e etc., mas não é segredo pra ninguém que é o país das desigualdades. Saber que tem gente que ainda morre de fome e tem gente que gasta um milhão em uma festa não é nem um pouco legal..
Acho que só serviu pra reforçar que realmente este é o país das desigualdades (o que tb não é ruim..rs)
Ainda que haja pobreza na França, é muito considerado ao que existe aqui..

Mas achei interessante saber da reportagem!

ps.: vejo seu blog há um tempão, mas nunca tinha comentado! São mto legais suas experiências!

Bjos!

Lo disse...

Ei Sue, obrigada pelo seu comentario, eu gosto de recebe-los. Por incrivel que pareça, ha muitos estrangeiros que ainda pensam que so temos indios no Brasil. Aqui mesmo muitos nao tem noçao do que é o nosso pais e acham que a gente fala espanhol. Quando eu falo das coisas dai eles falam: ah é? isso existe la? sabe? Entao tem estrangeiros e estrangeiros. Os super bem informados e os completamente desinformados...

Débs disse...

Em que Canal foi a emissão e que dia? stp... quero ver se consigo ver pela internet. :)

Lo disse...

Ei Debs, foi na TF1 (Sept à Huit, domingo passado, 20 de janeiro)!

Natália M. disse...

Lo, eu tenho o link desse video! Se quiser te passo depois e você posta no blog se quiser. A vida dessa garota é realmente um mundo diferentissimo do meu! Eu mal tenho 10 pares de sapato! hahaha
Mas realmente, foi bom por um lado essa reportagem para que as pessoas conheçam um outro lado do Brasil.

Raquel disse...

Ei Lo,

Engraçado esse post me fez lembrar uma conversa que ive ontem com o prof. de frances. Ele é frances e veio pra cá tem um ano, e ela estava comentando o quanto pra ele é esquisito o sertanejo. Ele disse "nós franceses, nunca imaginamos que vamos chegar aqui e ver gente vestida de cowboy". Eu achei muito interessante esse comentario dele.

É assim, tem os esteriotipos, a gente tem que saber que sempre tem pessoas que fogem às regras!

Beijo!