Au pair en France

Au pair en France

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dicas da mama

Entao pessoal, voltei pra ficar. Ontem uma amiga brasileira estava comentando comigo que o preço do pao francês aumentou horrores. Eu pensei comigo: nem sei mais o preço do pao porque quem faz o meu sou eu! Achei uma mistura bacana, orgânica e durante o preparo eu ainda acrescento picles e semente de papoula. Aqui ambos sao muito utilizados e nao custam caro.

Na verdade desde que me mudei pra roça (kkkk), estou mais ecologica e presto mais atençao na minha alimentaçao. Isso quer dizer que tenho comprado somente frutas e legumes orgânicos, com raras exceçoes. Esse mundo dos agrotoxicos me da muito medo, mas acredito que isso no Brasil nao seja possivel consumir so orgânicos por conta do preço. Aqui eu pago pouco mais caro, entao prefiro optar por eles.

Na minha hortinha tinha manjericao, cebolinha e menta. Nao tem mais porque o frio chegou e eles morreram, mas na primavera seguinte posso plantar novamente e tudo nasce rapido. Digo que estou mais ecologica também porque faço a triagem do meu lixo. Confesso que foi por obrigaçao, senao o lixeiro nao recolhe, mas agora ja me acostumei e nao conseguirei mais simplesmente jogar tudo no lixo, ignorando a reciclagem.

Tenho 3 tipos de lixeira:

- Lixeira para papeis e garrafas. Este lixo é recolhido gratuitamente de 15 em 15 dias

- Lixeira para lixo molhado (resto de comida, embalagens plasticas, etc). Este lixo é pago, 4,50€ por CADA vez que ele é recolhido. O tamanho da lixeira depende da quantidade de pessoas que moram na casa. Como aqui somos 2, nossa lixeira tem 140L.

- Lixeira para adubo (casca de frutas e de legumes, sementes, casca de ovo, etc). Para este lixo temos esta lixeira abaixo, que fica no jardim. Se nao fizessemos isso deveriamos jogar as frutas e outros na lixeira de lixo molhado, o que custaria mais caro pra nos. A vantagem desta lixeira é que posso colocar também a grama que corto e as folhas do jardim. Depois de um tempo, à medida que o lixo se transforma em adubo, a gente joga no jardim pra fortalecer a terra.


Interessante, né? Pra quem mora em apto ou casa sem jardim, ter o adubo nao da certo, mas mesmo se você tiver um jardinzinho ja é possivel.

Se vocês ficaram empolgados com a minha historia de fazer pao em casa, deixo aqui uma receita que encontrei na internet. Obviamente que ele nao vai ficar idêntico ao de padaria porque nosso forno é caseiro e nao profissional.

Pao de sal caseiro

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
1 xícara de água gelada
1 xícara e meia de água morna
30g de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de sopa de óleo vegetal

Misture o sal e o açúcar com a farinha, peneire e coloque-a em uma tigela. Dissolva o fermento na água morna, adicione o óleo e a mistura anterior. Amasse bem. Vá acrescentando água aos poucos enquanto você continua amassando bem, deixando-a macia. Coloque a massa em uma tigela e cubra com um pano, e deixa ela descansar por 30 minutos.

Divida a masse em cerca de 20 a 25 porções, dando a forma de um pão francês. Cubra novamente e espere os pães dobrarem de tamanho, o que demorará cerca de 1 hora. Pré-aqueça o forno a 220 graus. Faça pequenos cortes na parte de cima do pão, no sentido do comprimento. Leve ao forno até que eles fiquem dourados. (Quando os pãezinhos começarem a ficar dourados, borrife um pouco de água filtrada em cima de cada um).

Detalhe: aqui em casa eu asso os paes durante 35 minutos, mas meu forno é elétrico. Acredito que no forno a gaz deve assar mais rapido, creio que em 20, 25 minutos. De toda forma é preciso vigia-los e depois você sabera o tempo exato para fazer na proxima vez.

Se testarem, voltem pra me contar!

Boa semana!

3 comentários:

Jeh disse...

Toda vez que vc posta alguma receita eu penso: vou fazer! Mas queeeem disse que eu faço? Sou muito paulista...tenho tudo congelado, tudo pre pronto...como muito fora...ai que dificuldade! hahaha

Lo...vc ta vindo pra ES...mas vc vem pra SP?

bjssss

Ana Carolina Lima disse...

Reciclar é questão de costume, né? Na cidade onde eu moro, não existe esta coisa de coleta seletiva e tal... Aí qdo estava de férias, passei uns dias em Bruxelas e no hotel que fiquei, tinha que separar todo o lixo... Qdo voltei para o Brasil, me sentia horrível em jogar tudo fora... Aí comecei a separar e acabei descobrindo que tem uma mulher que passa e recolhe os recicláveis!! =D
Um grande beijo!

Natália M. disse...

Acho o maximo fazer a triagel do lixo! Na minha casa no Brasil a gente sempre faz e aqui onde moro não é sempre que eles semparam o lixo então eu dei uma relaxada e comecei a jogar embalagens reciclaveis no lixo mesmo ( sempre com um pesinho na consciência)mas tento fazer um esforço e separar o lixo e ja levar na lixeira do prédio, porque não da para separar e deixar aqui no ap.
Mas parabéns Lo, fazer a nossa parte é sempre importante!