Au pair en France

Au pair en France

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O jeitinho francês

Muita gente me pergunta o que é bom e o que é ruim aqui. Nao tem como listar tudo, mas vou contar pra vocês aqui algumas coisas interessantes e menos interessantes da França. Na verdade nao sao defeitos e qualidades, sao coisas que fazem parte da cultura deles....

- A novela é importante pro brasileiro assim como a previsao do tempo é importante pro francês (pro europeu!). Simplesmente nao DA pra perde-la, caso contrario você nao tem como programar o dia seguinte, ja que se hoje fez 30 graus nao quer dizer que amanha va fazer 26. Ontem por ex fez 25 e um sol de rachar. Hoje esta fazendo 15 graus com vento. Deu pra entender? No inverno pode fazer 10 graus hoje e nevar amanha. O clima muda radicamente de um dia pro outro.

- A gente diz que inglês nao perde a hora. Mas europeu nenhum perde a hora. Se na sua tabelinha diz que o busao vai passar no ponto às 11:31, ele vai passar às 11:31!!! Francês é pontual até demais, certas vezes isso é irritante. Por exemplo, se a loja fecha para almoço, ao meio dia, você pode ter certeza de que às 11h57 ela ja estara fechada. Se ela fecha às 18h00, pode esquecer que às 17h56 a vendedora ja trancou a porta. Eles sao funcionarios publicos, nao trabalham nem 1 minuto além da conta.

- Francês vai à praia de roupa com bikini/sunga por baixo. Roupa = terno e gravata, se o cara saiu do escritorio, calça jeans, colar e salto, vestido social, nao importa. Nao tem essa como nos, de ir de shortinho e sem blusa. Confesso que pra mim isso é muito estranho! Alias, so pra constar, andar na rua sem camisa aqui é proibido.

- Francês ama filme e series muuuuuuuuuuuuuuuuuito antigos. Parece que a TV parou nos anos 70. Eles nao sao modernos. Amam musicas antigas e vivem do passado. Como disse no começo, isso nao é uma critica, quero somente mostrar pra vocês o estilo de vida francês e o que faz parte da cultura deles. Querem ver alguma coisa? Essa serie aqui passa todos os dias às 9h da manha num dos canais mais assistidos, como o SBT dai. E essa serie aqui passa às 11h da manha num outro canal. E fazem o maior sucesso! Na sessao da tarde, filmes de 1980, o mais moderno de 1990 e olhe la! Se essas series fossem veiculadas no Brasil as TVs iam morrer de fome! Isso prova o quanto somos influenciados pelos americanos. Francês odeia a palavra Hollywood. Da pra entender o porque, nao?

- Na primavera o jardim dos franceses é impecavel. Florzinha aqui, ali, cestinhos, bonequinhos de madeira. Lindo, lindo, lindo. To aprendendo pra deixar o meu assim, mas como a primavera ja passou, as flores nao estao sobrevivendo :(

- O mito do banho todos os dias nao é mito, é verdade (isso se aplica para os idosos, sobretudo no inverno). Eles moram sempre sozinhos porque a familia esta espalhada pela França. E como ja estao velhinhos, nao conseguem tomar banho sozinhos todos os dias. Quando a familia tem muito filho, é banho um dia sim e um dia nao. Vem da cultura, vai saber porque isso nao evoluiu.

- Assim como no Brasil, a gente sabe quando chegou numa cidade pequena quando sente o cheirinho de cocô de vaca. Daqui de casa tem dias que da pra eu sentir, mas as vacas estao longes da minha casa. Sinto mais quando esta ventando muito.

- Aqueles sofas enormes, antigaaaaaaaaaaaaaaassos, fazem parte da casa dos franceses. Pouco a pouco noto que essa moda esta passando, graaaaaaaaaaaaças a Deus!


- Os centavos contam aqui. Se o produto custou 7,99 e você so tem 7,98, nada feito. Vai ter que voltar pra compra-lo depois que tiver o 0,01 que faltou. Isso pra mim é incrivel.... lembro quando ia comprar pao pra mamae e a moça do caixa me dava o troco em chiclete. kkkkkkkkk

- Aqui eles lavam louça diferente da gente. A pia é diferente, pra começar. Sao dois compartimentos: ai primeiro eles tampam o ralo das pias, depois enchem os 2 de agua até a boca. No 1o compartimento colocam detergente. Ai colocam as vasilhas mergulhadas ali dentro. Ai pegam o prato, por ex, lavam com a esponja e o detergente que estao dentro do compartimento e enxaguam no outro compartimento, que ta so com agua sem detergente. E por ai vai. Lava a colher com o detergente e enxaguam no outro compartimento. So que no 3 ou 4o prato, o lado que nao tinha detergente esta cheio de detergente. E bora botar pra escorrer mesmo assim..... preciso comentar?

- O nosso famoso chinelo nao é muito a praia dos franceses. Eles nao gostam e nao sabem usar. Por incrivel que pareça, o meinho entre o dedao e o 2o dedo ficam queimados, irritados e vermelhos. Falta de costume! Nos, quando usamos botas de esqui aqui andamos igual patos. Falta de costume!

- Francês ama doce, alias, a sobremesa é algo que nao pode faltar. TODO SANTO DIA. Em casa a minha sobremesa é o iogurte 0% de gordura e de açucar, mas no restaurante às vezes dou uma abusada. Alguns doces daqui sao hiper doces. E eles tem a coragem de me dizer que acham o brigadeiro muito doce.

- Aqui nao existe Procon. Imaginem o caos. As empresas fazem o que bem entendem e o consumidor SEMPRE é lesado nesses casos. Fazer o que, eles dizem? Realmente, sem ninguem pra defendê-los, nao tem pra onde correr.

- As empresas daqui, alias, sao abusadas. Todos os SACs sao pagos. Quer tirar uma duvida ou pedir um conselho ou dar uma sugestao? Entao esteja disposto pra pagar. 0800 é a mae, com raras exceçoes....

- Cosméticos e iogurtes franceses sao sim os melhores do mundo. No supermercado a gente tem 2 corredores so disso. Da pra ficar doida e querer comprar tudo!

- Presentes nao o agradam muito.... você é convidado pra jantar e chega com uma violetinha de presente pra pessoa. Ela abre a porta, pergunta se esta tudo bem, da os 3 beijinhos e você entrega a flor. Ela nao faz festa, como nos. Ela pega a flor, encosta ela num canto, e continua a conversa como se você nao tivesse trago nada. Se você chega num aniversario e da um presente, a pessoa é incapaz de abri-lo na hora e dizer, poxa, que lindo, obrigada! Como antes, ela coloca o presente naquela montanha de presentes (todos fechados) e ele vira MAIS 1. Triste, nao?

- Francês nao vai te convidar pra casa dele se nao for pra almoçar ou jantar. Nao existe essa de: ah, passa la em casa! Tem que ter dia e hora marcadas e a formalidade toma conta do pedaço. Primeiro serve o aperitivo, depois entrada, depois prato principal e depois a sobremesa. E nada de ficar 2 h enrolando na mesa depois da sobremesa. Uma meia hora ainda vai pra nao fazer como cachorro magro. Ai você diz, bom, preciso ir, tava tudo otimo, obrigada. E os donos da casa nunca vai dizer: fica mais!! kkkkk! Estao achando otimos que você disse que precisava ir porque ela precisa de arrumar a cozinha e tirar a mesa. Dificil pra gente de acreditar nisso, né?

Pois é, meu povo, essas sao as coisas que eu lembrei de contar pra vocês. Repito: isso é a cultura deles. Nao é melhor nem pior do que a nossa. Eh o jeitinho francês de ser :) Carpe Diem!

9 comentários:

Anônimo disse...

Ló,sempre digo e repito,voce não é jornalista,nasceu jornalista.Perfeito esse texto,digno de aplausos.Te amo e te admiro cada dia mais.Moty

Tábata disse...

Nossa Lo, europeu é estranho mesmo. Será que italiano é mais, digamos, amigavel? Digo isso por causa desse video aqui http://www.albinoblacksheep.com/flash/italy

agora começo a entender porque dizem q brasileiro é simpático, amigavel, haha...E vc ai, ja disse pra alguem "passa la em casa"?

Mudando de assunto, tenho 2 perguntas, principalmente depois ler esse post.
1. Eu, como boa brasileira, gostaria de levar algum presente pra minha host family. alguma sugestao? Eles sao francesas, apesar de morarem na belgica, sao 3 crianças, duas meninas uma de 9, e a outra de 7 anos e um menininho de 3 anos. Tinha ate pensado na nossa havaiana basica de todo dia, mas acho q ja ta fora da lista ne?

Outra coisa, vc sabe dizer alguma coisa sobre a Belgica, sobre a cultura? Tenho procurado em blogs mas é dificil de achar coisas de lá, existe muito mais coisa sobre a frança.

Bjs e adorei o post!!!
Tata

Vanderleia disse...

Oi Lo, a adaptação deve ter sido bem dificil.Estamos acostumados com carinho, solidariedade, conversa com estranhos, surpresas, presentes, mimos, e sem falar em sempre confiar na loja que vai ficar um pouco mais aberta.Sem falar em novidades.Somos movidos à novidade e sempre incrementamos a novidade.Formalidade é algo que fazemos de vez em quando pra não cair na rotina.Não ter como exigir nossos direitos, e pior não ter diretos de consumidor deve ser o pior de tudo.E não ter um filho cheirosinho pra cheirar o pescocinho não dá.Você deve amart muito esse francês, porque para se adaptar a tudo isso, só amando.
Felicidades querida.Que sua vida seja florida como os jardins franceses na primavera.E obrigada pela visita em meu blog, sempre que precisar matar as saudades do Brasil, estarei aqui.

Jeh disse...

Pára tudo! ROLEI DE RIR com seu post, ahuahuahu

vou fazer comentário um a um pq esse post merece!

1- Essa coisa de clima eu acho super interessante! È conversa pra qualquer ocasião, seja no elevador, no restaurante, no carro...

2- Horários: de mais! pqp! Poxa, se eu tropeçar na rua e parar pra arrumar o sapato...bum, a loja fechou! E os lugares que tem 2 horas de almoço e vc fica revoltada com isso? affe....rsrsrs

3- praia, lagoa, rio...qquer coisa tá uma pedra de gelo aquela água e tá lá o frances se deliciando, ta louco!

4- quanto mais antigo melhor... é tipo a brasserie...se for de 1910 é pq é mto boa, pq e for de 2010 é duvidoso!

5- quero ver foto do seu jardim na próxima primavera!

6- essa história de banho e complicada mesmo...neném tem que ter cheirinho de neném po!

7- Olha eu sou de cidade pequena e ainda bem que morava no centro e não nas regiões dos sítios pq o cheirinho de vaca no pasto tem que ter mto amor pra aguentar...rs

8- Gosto de sofás antigos...mas antigos bonitos, esse da sua foto ta feio de mais, espero que nao seja seu....ou é? hauhauhuahuahua

9- essa coisa de centavo me lembra Londres...meu porta moedas era uma coisa de louco! tava quase aposentando minha carteira e usando só o porta moedas...praticamente um saco de pão ne, de tão gde, ahuahuahuahuhau

10- louça... tai uma coisa que to com medo viu...já não gosto de lavar por aqui, quem dirá qd chegar ai e tiver que fazer desse modo...affe

11- Essa história de chinelo é engraçado... a primeira coisa que eu tirei da minha lista de presentes foi a pobre coitada da havaianas...uma pena...mas que levarei as minhas, levarei sim! nem que for pra usar 2X no verão, hahaha.

12- Já presenciei um frances ter a cara de pau de falar que brigadeiro é mto doce! Que abuso!

13- Putz, essa do procon eu não sabia...complicado heim! pqp

14- SAC pago? que merda, essa eu tb não sabia!

15- Carrefour e o corredor de cosméticos, socorro! To ferrada! E a prateleira de perfumes baratinhos? socorro² hahaha

16- Esse lance de presente eu já nem vou gastar mto com essa parte pra host family pq eu já to sabendo dessa frieza td, eu heim... uma lembrancinha já ta bom...


AMEI O POST LO!!!!!!!!!! grande beijo! (respondi teu email "eu" hahahahahahha)

Fabrícia Erler disse...

muito legal conhecer um pouco mais da forma de viver
francesa!!! ..legal mesmo!!!...beijoo!!!

Isadora disse...


Lo, deixa eu perguntar umas coisas, eu quero fazer Au Pair na FRança e já enviei meus documentos, todo o dossie para uma agencia em Paris, enviei no começo de junho e ate agora eles não me informaram se já encontraram uma familia que tenha me escolhido. Esse processo é demorado, você acha que eu devo enviar para outra agencia?! Eu quero ir até o final do ano e estou ficando preocupada por esta demora.Me ajuda. Beijos Obrigada
Isadora

Anônimo disse...

texto encantador ! parabéns !
joao sp br

Matthieu disse...

Como francês vivendo no Brasil, me permito fazer alguns comentários:

1- è verdade que o clima do dia seguinte é coisa importante para europeu. Minha mãe liga a televisão somente para ver a "meteo"...

2- Somos extremamente muito mais pontuais do que brasileiros, mas sua descrição é um pouco caricatural. Busão pode se atrasar e loja fechar depois do horário de expediente, sim. Ao contrário não aguento brasileiros que marcam ma hora e chegam com duas horas de atraso, ou até nem chega.

3- Isso é quando mora perto da praia e vai depois do trabalho. Nos lugares de férias, pessoas se vestem de bermuda e camisa, ou shortinho e top...

4- Tem de tudo na tv francesa. Por isso ela é de bem melhor qualidade que a tv brasileira.

5- Verdade

6- Não sei onde você tá, mas fui criado tomando pelo menos um banho por dia. Nunca vi essa história de um dia sim, um dia não... E os idosos que não podem tomar banho sozinhos, fazer o que ?

7- Você acredita mesmo que todas as casas da Franças têm esses sofas antigos e feios ?

8- Os centavos aparecem no preço, mas se faltar 1 centavo não importa muito.

9- Nunca lavei a louça assim. Mas ter duas pias é muito mais prático e higiênico. Permite de enxaguar (com água corrente) na segunda pia que é limpa.

10- Adoro calçar chinelo, mas é um produto brasileiro, é normal que não seja tão popular na França.

11- O problema do brigadeiro não é que é doce demais, é que não é bom. É um doce sem graça.

12- Não tem Procon, mais existe várias associações de defesa do consumidor (60 millions de consommateurs, UFC-Que choisir, etc.)

13- Isso é verdade e é um absurdo, sim.

14- Concordo, nunca compro iogurte no Brasil. É muito caro e sem sabor.

15- Gosto de presentes, e abro na hora. Viu como não pode generalizar ?

16- Na verdade é muito mal visto e muito mal educado convidar alguém na tua casa sem oferecer pelo menos o aperitivo. O jantar é se você quer conhecer melhor a pessoa. De qualquer jeito, tem que acontecer ao redor de comida e bebidas. E se tudo ocorreu bem, pode ficar horas na mesa depois da refeição. Na minha família, uma refeição de domingo demora pelo menos duas horas.

Gostei de teu post, mas cuidado de não generalizar rápido demais. E apesar de ser um país pequeno, os costumes variam muito de uma região para outra. Os franceses podem ser muito acolhedores e amigáveis, mas precisa conhecer a pessoa um pouco antes. E só o tempo de reação que é diferente...

Falou !!!

10-

Sophia Saito disse...

Esse ultimo comentario ai só podia ser de um francês... hahahha!!! E isso pq vc foi educada hein? Se a listinha fosse minha ia ser bem mais ácida... Bjos Lo!!