Au pair en France

Au pair en France

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

De mala e cuia

Depois de passar pela fase de encontrar uma familia e preencher toda a papelada exigida, finalmente a Micheli, uma querida amiga virtual que acompanha o blog, esta com as passagens compradas para a França, mais precisamente para Marselha, no sul da França. Nao sei se vocês se lembram, mas estive la em novembro de 2010 e contei um pouco da historia da cidade neste post.

Como ja esta quase no dia dela viajar - ela chega dia 11 de setembro! -, eu sugeri de fazer uma lista das coisas que ela deve e nao deve trazer. Achei legal publicar aqui porque muitas das futuras au pairs que acompanham o blog poderao seguir essas dicas.

Entao, quando eu vim ser au pair, trouxe pouca roupa porque sabia que poderia comprar outras aqui. Além disso, eu ja sabia que certas roupas do Brasil nao sao nadinha adaptadas ao clima deste pais. Temos a possibilidade de comprar roupa usada (ou semi nova) por 1, 2, 5 euros no Mercado das Pulgas, a tal Brocante ou Marché aux Puces, como eu mencionei nesse post aqui, ou entao comprar roupa nova nas lojas mais baratonas, como H&M. Na época dos "soldes", ou seja, das liquidaçoes de verao e de inverno, da pra comprar muita coisa com pouco dinheiro. Uma blusa que estava por 30 cai para 4 euros na ultima semana de liquidaçao, por ex. Sao 4 semanas inteiras so de promoçao. A gente fica doida!

Vamos ao que interessa: primeiramente vamos separar as roupas por estaçao do ano.

Verao

Se você for morar em uma regiao mais friazinha, nao compensa encher a mala de roupas de verao porque ele dura 2 meses e olhe la. No caso da Micheli, como ela vai morar em Marseille, ela tem a vantagem de sentir calor durante mais tempo, ja que no sul da França o verao na pratica pode ir de junho até fim de setembro, mais ou menos, às vezes até mais.

O que trazer:

- Biquini (se você esquecer o seu, adeus, aqui so vendem biquinis cirolas! mas atençao: nao traga biquinis pequenininhos, senao você pode chocar os francesinhos! Traga um mais comportadinho....)
- 3 Vestidinhos
- 2 Shorts
- 3 Saias (sendo 1 jeans que combina com tudo)
- 5 Blusinhas de alcinha
- 5 Blusas de manga curta
- Chinelo
- 2 sandalinhas baixas
- 1 sandalia de festa preta (de salto, pra combinar com tudo)

Inverno

Lembram-se das blusinhas de alcinha de de manga curta de verao? Você vai usa-las no inverno, por baixo de tudo para aquecer o corpo. Nesta ordem: blusa de manga curta ou de alcinha, pullover (como este abaixo) e casaco grosso.

O que comprar aqui: cachecol, bota, meia calça de la, vestidos de la, pullovers grossos e casacos grossos

O que trazer:  

- 2 calças jeans
- 3 pullovers

Se você chegar na França no inverno, sera obrigada a comprar um casaco grosso no Brasil pra usar nos primeiros dias. Mas se você vier ainda no verao, primavera ou outono, da pra vir com um casaco que você ja tiver, e um pullover por baixo mais grossinho, tipo esse da foto acima.

Primavera e Outono

O que comprar aqui: bons tênis a um preço otimo, vestidinhos mais quentinhos, meia calça fio 80

O que trazer:  

- 3 meia calças finas
- 4 blusas de manga longa (que podem ser usadas também por baixo do pullover no inverno)
- 1 par de tênis (eu disse, 1!!!!!)
- 1 ou 2 casaquinhos mais fininhos, tipo jeans ou aqueles que a gente usa no inverno do RJ! kkkk!!

Com relaçao aos vestidos de festa, eu em 4 anos NUNCA usei os meus aqui. Mesmo que tenha ido à casamentos, comprei outros bonitos até o joelho porque raramente alguém casa no inverno rigido. Traga somente 1 pretinho basico e pronto.

Você deve estar perguntando se estou doida, se essa quantidade de roupa ta bom... mas nao to doida nao. Veja bem: a lista do inverno ta pequena porque as blusas que você trouxe de manguinha curta, de alcinha e de manga longa pode ser usadas por baixo do pullover. Na Primavera/outono se você sentir calor, pode usar as blusinhas do verao. Eu costumo usar vestidinhos mais quentinhos (esses que você vai comprar aqui) com meia calça fio 80 ou de lã, dependendo do clima (que você também vai comprar aqui) com uma bota (idem) ou um sapatinho boneca, que você também acha aqui aos montes. Quer ver uma foto minha nessa época?


Comida

O que trazer:

- colorau (aqui nao existe)
- farinha de mandioca para fazer aquele feijao tropeiro com o feijao enlatado (kkkkkkkkk) ou uma farofa
- massa para pao de queijo ou polvilho azedo/doce
- biscoitos Bono (se você for dependente deles, especialmente o de doce de leite!)
- doce de leite (raramente você acha aqui... chama-se 'Confiture de Lait', nos supermercados Lidl)
- guarana.

Tudo isso você encontra somente nas grandes cidades em lojas portuguesas, africanas e chinesas. Mas tem um porém: o preço é salgadaaaaaaaaaaasso. Eu pago 3,20 euros numa garrafa de guarana, so pra vocês terem uma ideia... E detalhe: se você for morar numa cidade pequena ou média, essas lojas tornam-se raras. Pela internet rola também. Essa loja virtual, por ex, vende bastante coisa boa. Mas o frete e os preços sao de cair pra tras. Nao que eles sejam careiros, acho que sao as taxas de importaçao e impostos que encarecem. Eles tem uma loja em Paris, inclusive, e a proprietaria é brasileira.

Alguns objetos indispensaveis:

Palito de unha de madeira, tesourinha de unha e alicate. O palito a gente nao acha e a tesoura e o alicate sao diferentes.

Maquiagem

- 1 lapis de olho
- 1 rimel

Compre todo o resto aqui (base, po, sombra, etc). Os cosméticos sao baratissimos e você nao corre o risco de quebrar seu po e o vidro de base na mala. Nao traga perfume. Na maior parte das vezes ele chega quebrado também e os preços sao bons. Você pode comprar um perfume pequeno e de marca a 30, 35 euros.

O que você vai ter que pagar caro: salao de beleza. Um corte de cabelo pode custar 30 euros. Em Nice eu pagava 21 chorando horrores. Aqui onde moro agora pago 26 chorando o dobro!! Outro detalhe: esqueça a palavra manicure. Os franceses fazem unha diferente da gente: eles nao tiram cuticula e so passam o esmalte, a nao ser se você fizer a tal da unha de gel, que é caro. Uns 60 a 70 euros... entao, meu bem, compre seus esmaltes aqui (1 euro) e se vire nos 30. Eu mesma faço as minhas unhas e ta bom demais!

Bom, acho que consegui resumir tudo. Se lembrar de algo volto aqui pra completar, ok?

Quero agradecer a todos que têm comentado aqui no blog! Isso me motiva :) beijo grande!

13 comentários:

Tábata disse...

3 posts seguidos, uau! gostei!!! Sabe, eu entro todos os dias no seu blog pra ver se tem algo novo, e hj tive uma surpresa. Gostei de todos, principalmente o da jardinagem, rs...a foto ficou excelente!

Gostei desse post tbm, vai ser bem util! Aproveitando, tenho perguntas quanto as comidas. Primeiro, pode levar massa pra pao de queijo? pq ouvi dizer q nao se pode levar comida, principalmente em pó.
Tem leite condensado ai? e digo, barato e bom? Nao so pra fazer brigadeiro, mas pra fazer doce de leite tbm!

E falando em dicas, ainda não decidi sobre os presentes da familia. Vc nao qr fazer um post com dicas sobre isso, Lo?

Bjs e continue escrevendo q eu vou continuar visitando...

Tábata disse...

PS: Lo, eu andei olhando alguns site de roupa e mercado e achei as coisas tao caras! Elas tem o msm preço daqui, so q em euro. Achei muito caro, principalmente para um salario de au pair.
Alias, qria te perguntar, vc pode passar o nome ou site de algumas lojas de roupas dai? (principalmente as mais populares). So conheco a zara e a h&m.
Merci!

bjs

Jeh disse...

Nooooossa, quantos posts Lo! Te vi num dia inspirador! Vou postar comentários sobre cada post, mas esse das roupas nossa, é mto bom mesmo *_*

Tenho tanto casaco aqui, SP é frio mais que RJ e ES hahaha, mas sei que de nada vale! Vou acabar levando meus 3 casacos mais pesados mesmo, e muita cacharrel e segunda pele...afinal ne, naquele lugar que vou capaz de 1 mês de verão ser muito ainda, hahaha


beijosss

Louizy disse...

Oi Lo! Nossa, como eu já disse pra você: li seu blog inteirinho! rsrs

Eu estou recomeçando todo o processo, do ZERO. Desapontada com o fim do relacionamento vou seguindo em frente. É o jeito né? /=

Em breve vou te visitar nesse quarto lindo que você fez hein? rsrs

Tábata disse...

PS: e pra se depilar? tem cera por ai? quanto custa fazer a sobrancelha?

Unknown disse...

Lo, obrigada pelo post, eu amei!!! Tô arrumando as malas... Você acha que vale acrescentar duas calças cumpridas de algodão, para o dia-a-dia? E tô pensando em levar uns 2kg de feijão...rs!

Beijão e até breve! ;)

Lo disse...

Ei Tata, tem leite condensado sim! Chama-se lait concentré sucré. Quando falei do pao de queijo, é massa pronta em po, entendeu? Acho que pode trazer, sim. Sobre as roupas, tem:

Mim
Gemo
Camaieu
Etam

etc...

As roupas nao sao caras nao, Tata. Pela internet é uma coisa, mas quando vc vai na loja tem muuuita coisa barata, principalemnte em liquidaçao.

Lo disse...

ei Lou!!! Nao desanima nao, se precisar de ajuda me fala!! :)

Lo disse...

Jeh, vc realmente deve ter esses casacos grossos! No inverno de Vitoria a gente usa roupa de primavera daqui! kkkkkk!!

Lo disse...

Mi, essas calcas molinhas servem pra correr na praia e também pra ficar em casa no inverno, bem pensado, nao tinha pensado nisso!! Feijao vc acha aqui, nao precisa trazer nao...

Lo disse...

Ei Tata, eu pago 8 euros pra fazer sombrancelha. Depilaçao, essas coisas, o preço é o mesmo dai. Eu faço tudo na Yves Rocher, da uma olhada no site deles. beijos

Vida de professora disse...

Oi Lo tudo bem?
Adorei seu blog =)
To indo para França como Au Pair mês que vem, e estou precisando de alguns toques.
Será que poderia me ajudar?

Beijos
Gabi.




Anônimo disse...

Oi Lo, o seu blog ajuda muito mesmo a gente! Eu vou estudar em Nice e estou procurando residência, e vi uma com um preço bom na av. Malaussena, perto da av. Jean Médecin e do Nice Etoile. Você, que já morou em Nice, pode me dizer se esse lugar é legal, porque eu já soube que tem lugares muito perigosos em Nice, principalmente para uma mulher sozinha. Bjs!