Au pair en France

Au pair en France

terça-feira, 15 de maio de 2012

Novo presidente francês toma posse

Passei o dia assistindo à cerimônia de posse do novo presidente da França, Sr. François Hollande, famoso FH. A cada vez que eu leio essas iniciais, meu cérebro da aquela embolada e demora alguns segundos pra desenferrujar e concluir: FH é François Hollande, nao é Fernando Henrique! Nao me acostumo... Ele é o 7° presidente da V (5a) Republica, tera um mandato de cinco anos e é o segundo socialista a ocupar a presidência durante a V República, depois de François Mitterrand.

A primeira parte da cerimônia durou mais ou menos 2 horas e pouco. Tudo é extremamente diferente da nossa, no Brasil. Primeiramente, os convidados começaram a chegar. Sindicalistas e amigos, e nao homens de negocio, como Sarko fez durante sua posse. Outra diferença: nada de familia, vizinho, periquito, papagaio. Somente a companheira e jornalista política, Valérie Trierweiler, que nao é esposa, inédito na historia da França, ja que todos os ex-presidentes eram casados no papel. Os 4 filhos dele e os 3 dela com os ex também nao foram bem-vindos. O motivo: FH quis uma cerimônia simples e sóbria. Na posse de Sarkozy vieram todos: na época a esposa Cécilia Sarkozy, o filho Louis, além de 2 enteadas e dos 2 filhos do primeiro casamento de Sarkozy.

A sala de festas do Palacio do Elysée estava lotada: convidados sendo entrevistados e jornalistas loucos. Do lado de fora, milhares de Sarkozystas gritavam o nome dele sem parar. Quando Sarko chegou, o povo foi a loucura. Pouco tempo depois, FH sai do prédio onde mora num Citroen DS5, rumo ao palacio. Vidros abertos, tchauzinho pros 'fas' que o esperavam do lado de fora e um detalhe: o motorista estava proibido de avançar o sinal vermelho até o destino final. Mesmo que as ruas estivessem fechadas so pra ele, a escolta dele também deveria esperar o sinal abrir. Sera que ele queria começar o dia com imagem de bom moço? Vai saber (, so sei que isso me deu sono.)

Na chegada do futuro presidente no palacio, o povo gritava: "Sarkozy, Sarkozy, Sarkozy!" (Oi? Onde estavam os eleitores?) Ele saiu do carro tentando fazer cara de futuro presidente e Sarko estava esperando por ele laaaaaaa na outra ponta do tapete vermelho.  


Meio desengonçado, FH percorreu o tapete ao som da Orquestra da Guarda Republicana em direçao à Sarkozy. Nada de olhos nos olhos. Sarko deu um aperto de mao no colega (ham, ham) e desejou-lhe boa sorte, ou algo parecido. Pude ver os labios de FH responderem: 'Merci, merci'. Subiram alguns degraus e novamente Sarko deu a paradinha, apertou novamente a mao de FH e posou para os fotografos com aquela carinha de pato que so ele sabe fazer. Essa carinha sempre quis dizer: 'Que SACO!' Saco em negrito, italico, sublinhado. Ele devia estar P da vida de ter que deixar seu orgulho de lado, seu poder de lado, sua arrogância de lado, seu sensacionalismo de lado, e sua cadeira de lado! Vamos dar oportunidade pros inexperientes, Sr. Sarko, digo, pra outros! FH me lembra muito o Lulinha. Sempre carismatico, quer ser o mais simples do mundo, da terra, do universo, O politicamente correto, O honesto. Reparem a carinha dele: êeee, ganheeei!!


Apos esse acolhimento MOOOOOITO caloroso entre os 2 rivais, eles se trancaram no escritorio presidencial durante 38 minutos para que Sakozy pudesse explicar pra FH alguns detalhes importantes e passar os códigos secretos de ativação do armamento nuclear do país, uma das principais prerrogativas e responsabilidades do novo chefe do Estado. Ao fim da reuniao, Sarkozy e Carla Bruni (que apareceu do além) deixaram o palacio pela ultima vez rumo à casa do casal. Beijinho na nova primeira dama, novamente aperto de mao de FH e la foram eles embora, dando tchauzinho pro povo com os vidros fechados, ao contrario do concorrente.


Apos admirar a saida do concorrente e se alegrar com sua entrada no palacio, Hollande assumiu oficialmente o cargo depois de o presidente do Conselho Constitucional, Jean-Louis Debré, anunciar os resultados das eleições de 6 de maio e lhe proclamar o sétimo presidente da V República. "A partir deste dia, você encarna a França, você simboliza a República e você representa o conjunto dos franceses", disse Debré. Conforme o protocolo, ele recebeu as insígnias da Grande Cruz da Legião de Honra: um colar cerimonial de ouro que pesa quase um quilo e tem gravados o seu nome e dos seus seis antecessores na V República. Logo depois, o novo presidente pronunciou seu primeiro discurso de posse diante de 400 convidados, afirmando que vai tentar alterar o pacto europeu para incluir medidas de incentivo ao crescimento junto às políticas de redução de déficit que, segundo críticos, estao piorando as expectativas de expansão do bloco.

Depois de cumprir as obrigaçoes no palacio, FH percorreu a avenida Champs-Élysées a bordo da Citroen conversível até o Arco do Triunfo. Chovia muuuuuuuuuuuuuito, mas isso nao foi empecilho pra que ele se colocasse de pé dentro do carro pra saudar o povo. (Oi? Bastava abrir o vidro, nao, Lulinha?) Enfim, ele chegou no Arco do Triunfo igual um pinto molhado, na maior cRasse! (Not!) Encharcado, ele reacendeu a chama do memorial ao Soldado Desconhecido e depositou uma coroa de flores, uma tradicional homenagem. Ele pôde sentir na pele o real significado de "ser empossado". Após esse desfile pelas ruas empoçadas, FH voltou ao palacio para seu primeiro almoço como presidente, na companhia de ex-premiês socialistas. (Sera que ele trocou de roupa antes de almoçar?)


Como gesto simbólico de início de mandato, tradição na França, ele honrou no início da tarde duas figuras da história francesa para ilustrar as prioridades de seu mandato, educação e integração: Jules Ferry, pai da escola laica e gratuita francesa, e a cientista Marie Curie, francesa de origem polonesa e Prêmio Nobel de Física e de Química. Logo depois, Hollande esteve à prefeitura de Paris para se encontrar rapidamente com o prefeito socialista Bertrand Delanoe.

Por volta das 16h, o secretario geral do palacio anunciou que Jean-Marc Ayrault sera seu primeiro-ministro. François Hollande falou rapidamente com a imprensa antes de embarcar para Berlim, onde vai se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel para contestar as políticas de austeridade receitadas para a Europa.

Sua agenda continuará muito cheia no restante da semana, com a formação de Governo na quarta-feira e uma viagem aos Estados Unidos no fim de semana para, após reunir-se com Obama, participar sucessivamente das cúpulas do Grupo dos Oito (G8) e da Otan.

Vive la République! Vive la France!

Sobre Jean-Marc Ayrault

O novo primeiro ministro francês é líder parlamentar dos socialistas e presidente da câmara de Nantes. Ele era dado como o favorito para o cargo, pela sua proximidade em relação a Hollande. Ex-professor de alemão, conhecedor da política alemã, Ayrault desempenhou funções vitais nos contatos tanto com os socais-democratas alemães como no desbravar de caminho para chegar até à administração de Angela Merkel, que em princípio era hostil ao socialista.

O seu conhecimento da língua e cultura alemãs é apontado como um trunfo neste momento delicado em que Hollande aposta em renegociar o tratado europeu que pretende impor os limites para o endividamento na Constituição dos países do euro, para fazer entrar políticas que promovam o crescimento econômico onde Merkel tem forçado a austeridade.

Sobre o dia de Nicolas Sarkozy

Se alguém me contasse eu nao iria acreditar: logo depois que o ex-presidente deixou o cargo, ele foi fazer jogging no bois de Boulogne, um parque em Paris. Sera que foi pra esquecer a derrota?

2 comentários:

Débs disse...

adorei o post ! :D
mais ler FH hahaha me é estranho.
Espero que ele seja bom como o lula foi pra nós.
beijo

Las Brujas disse...

Saudades também! Beijos!