Au pair en France

Au pair en France

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sol e sorriso

Sempre disse que o humor do estrangeiro varia de acordo com o clima. Digo estrangeiro (leia-se europeu) porque eles têm dias de sol e chuva alternados de uma hora pra outra. No nosso caso, sempre faz "frio" ou sempre faz calor. E o calor predomina o ano todo, como acontece em Vitoria e na maior parte do pais.

O verao aqui é otimo porque eles tao sempre felizes da vida, fazendo cooper ou outro esporte, saem de suas casas pra comer sanduiche nos parques e morrer de rir. Aqui em Nice a temperatura é bem agradavel até. Hoje mesmo esta um solao e faz uns 11 graus. Soh de acordar e ver o céu azul e um belo sol raiando ja da vontade de sair de casa e se vestir como no verao. Acordei bem disposta e coloquei minhas havaianas douradas e meu short de ir pra praia. Podem rir, mas é verdade. Tem horas que da desespero, como foi essa semana, de acordar e ver o céu cinza e um vento frio de doer os ossos. E olha que aqui nao faz frio como nas outras regioes francesas!

Dias como hoje da prazer de ir ao supermercado, à feira. O povo ta rindo à toa, como se estivéssemos em julho ja, em pleno verao. Pois é, brasileirada, quando vierem fazer turismo aqui em dezembro, janeiro e fevereiro e constatarem que o povo é fechado e mal humorado, lembrem-se que eles estao enfrentando frio HA MESES e nao suportam mais acordar e ver um dia feio e frio.

Pro turista tudo é festa e ter neve é motivo de tirar o dobro de fotos. Mas a realidade de quem mora em Paris ou nos Alpes, onde eu morava, e ter que acordar uma hora mais cedo pra ir pro trabalho doi! Uma hora antes porque o seu carro é pura neve e voce ainda tem que achar lindo ficar 30 min tirando neve com uma pazinha pra entrar no carro, dirigir e ainda prestar muita atençao pro carro nao derrapar na pista. Faça o mesmo e fique de bom humor. Aceita o desafio?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O casamento e sua importância

Quando a gente é convidado prum casamento, nossa reaçao é:

1- Se é uma grande amiga: NOSSA, TO CONTANDO NOS DEDOS PRA CHEGAR LOGO!

2- Se é uma amiga, mas que nao é mais tao proxima de você: Nossa, gosto tanto da fulana, vou sim, com certeza, que bom que ela esta se casando!

3- Se é uma colega/vizinha/ex ou atual colega de trabalho: Ah, nao vou nada! Cerimônia de casamento é um saco!

4- Se é uma filha da amiga da sua mae: Mae, nem rola! Nao vou. A nao ser pra te fazer companhia e filar boia.

Nao copiei isso de lugar nenhum, eu mesma criei isso baseado nos convites que recebi e no meu casamento.

Convidei cerca de 350 pessoas pro meu casamento e nao pude convidar todos pra festa. Delicado isso? Sim, mas a maior parte das pessoas que eu nao poderia chamar por conta da vinda da minha familia em peso me dizia, mas eu quero ir nem que seja na igreja! E isso foi me motivando a convidar mais e mais pessoas que nao estao tao mais proximas de mim, mas por quem tenho um grande carinho e guardo boas lembranças do tempo em que estavamos juntos(as).

Essa foi a maior besteira que fiz na vida. Nao deveria ter chamado essas pessoas, pois somente 10 porcento delas foram (de cara boa) na cerimônia religiosa. Pra mim essas pessoas que nao foram e que nao deram a minima satisfaçao comprovam que a amizade entre nos é uma brincadeira.

Sabe, antes da gente casar, nao imaginamos o quanto faltar um casamento pode aborrecer os noivos porque se ele te convidou é porque ele te quer la!! Depois de casar que a gente percebe que isso é importante. Que ir prestigiar aquele momento é fundamental! E dar satisfaçao caso nao possamos ir por um motivo importante ou menos importante também é fundamental. Sabe porque? Porque quando a gente casa somos obrigados a escolher A DEDO quem a gente faz questao de chamar pro nosso dia D. Entendem?

Sim, isso é um desabafo. Fiquei muito decepcionada com varias pessoas que se passavam por amigos e nao estao nem ai com minha existência. Pra mim um amigo é aquele que adia tudo pra participar daquele momento tao importante e UNICO. E que fica triste quando nao pode estar comigo porque passou mal ou porque nao conseguiu trocar a escala de trabalho.

Amigos pra mim agora sao aqueles que gostam de mim. E estao na minha lista meus pais, meu Tio Joao Bosco e Laura, meu avô de 92 anos, minha prima Ana Paula e sua familia, além da Beth, o Juninho, os meus sogros que vieram da França para participar conosco deste dia, minha querida mae do coraçao Amalia, que me emprestou o lindo vestido (que ela usou quando se casou!), Soninha Melo, que fez uma havaiana linda personalizada pra mim, além dos noivinhos do bolo, Fabricia que veio de longe pra cantar pra nos e abrilhantar o casamento, Allan que também se esforçou e pegou nao sei quantos ônibus pra chegar à igreja e cantar lindamente, minhas GRANDES amigas que foram madrinhas (Alyne, Grazi, Paty, Syria, Tereza, Eclesia, Heloiza, Soninha, Rita, Hulda, Aneph, Andrea), minha irma Gisa que levou as alianças pra mim, meus GRANDES amigos que foram padrinhos (Leo, Marcelo, Chico, Elcione, Edgard, Lucio, Fofao, Ivan, Ricardo, Marcos, Diles, e André que também despencou do RJ com sua esposa), meu primo Zé Pedro e sua grande familia, minhas vizinhas queridas, minha mae preta Soninha Maia que me ajudou horrores e todos os que pouco, mas MUITO me ajudaram.

Obrigada, queridos, queridas. Eu amo vocês e so posso dizer que quem nao foi PERDEU! O casamento foi maravilhoso. Emocionante.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O espinho benéfico

Recebi este email da Nina e repasso aos amigos:

A fábula do Porco-espinho

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.

Moral da História

O melhor relacionamento, seja profissional ou pessoal, não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

Uma estatua me contou...

Outro dia estava na pracinha de Jardim da Penha passeando com minha mae, Bruno e minha sogra. Fomos mostrar à eles um pouco do nosso artesanato e comer caldinho e bolos deliciosos da nossa cozinha brasileira.

Durante nossa caminhada, nos deparamos com uma estatua-robô prateada, um rapaz que eu ja tinha visto diversas outras vezes em Vitoria. Ele era daqueles artistas que a gente vê em Montmartre, em Paris. De repente coloquei uma moeda numa caixinha que estava no chao pra que ele retirasse do bolso uma mensagem - imitando de forma idêntica um robô - e me entregasse.

A mensagem foi essa:

"Deus é a chave pra todas as portas, a sua fé é a mao que movimenta a chave".

Sai dali com um sorriso enorme. Que outra mensagem eu poderia esperar? Fica pra vcs!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Matando a saudade!

Hoje faz uma semana que cheguei na França. Mal pisamos em casa e ja viajamos para Bonneville para visitar a familia que me acolhia quando eu era au pair.

Quando a gente se acostuma com crianças dentro de casa fazendo aquela zona, é dificil depois de chegar em casa e encontrar tudo vazio, casa arrumada, nenhum barulho... doido, nao? Eu ja nao me aguentava mais de saudade de Alexis, Clem e Mailys.

Chegamos aqui na quinta de noite e fomos super bem recebidos, parecia até que eu tava na casa de alguém no Brasil, tamanha a festa!

Passamos o fim de semana comendo coisas deliciosas, como a Tartiflette que eles nos fizeram e nao paro de amassar e brincar com as crianças. Eh uma melaçao soh!

Amanha partiremos e ai poderei colocar as fotos do casamento no album pros que nao puderam vir pro casamento. Alias, ainda estou cansada do fuso horario.... zzzzzzz.....

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Casaaaaaamosss!!

Meninas, au pair, eu vou ajudá-las, mas me dêem alguns dias somente pra eu descansar da doideira do casamento.... é ótimo, mas caaaaaaansa! é preocupação com visita, com os convidados, com a cerimônia, com isso, com aquilo!

Pra sentirem um gostinho, coloco aqui uma foto, depois que tiver as demais colocarei-as no álbum!

Amanhã parto pra Nice de novo, começar minha vida de casada!