Au pair en France

Au pair en France

terça-feira, 13 de abril de 2010

Bate e assopra

13 de abril de 2010

Quando a gente vai visitar Paris, acha tudo lindo e perfeito. Mas morar em Paris tem um significado diferente, a gente aprende a enxergar os defeitos. Nao posso enumerar os motivos porque nunca vivi la, o maximo que passei foram 6 dias na casa de amigos, posso falar é de Nice, mas fica pra outra hora. O pouco que sei vem de minhas amigas (ex-au pairs) que moram la hoje. O Antonio Ribeiro, colunista e blogueiro da revista Veja, sendo assim, enumerou-os pra nos.

Por Antonio Ribeiro

Durante a pendenga entre franceses e americanos, precedida pela invasão do Iraque, circulou na internet uma lista, em inglês, com 20 razões para detestar os franceses. Na reestréia deste blog, que aborda Paris, França e Europa, vamos listar 21 motivos para admirar os franceses sem ter a pretensão de persuadir alguém a gostar deles.
Então, vamos lá:

1. Paris ainda não foi tomada por arranha-céus. A cidade mantém o urbanismo de escala humana. A meu juízo, continua sendo a cidade mais bonita construída pela mão do homem. Pela mão de Deus, não tem discussão, é o Rio de Janeiro. Os habitantes da Cidade Luz acham que os cariocas vivem “incomodando” a paisagem da Cidade Maravilhosa.

2. Os franceses produzem mais de 400 tipos de queijos — e bons. Importam mais de 100 outros tipos. Nunca encontrei aqui queijo tipo minas Um motivo adicional para aumentar a saudade do Brasil.

3. As francesas de 35 anos de idade são muito mais sensuais que suas compatriotas de 25. Mas nenhuma se compara com o meu amor brasileiro.

4. Filmes nas TVs francesas nunca são interrompidos por publicidade mesmo se alguns deles são muito ruins.

5. Habitantes do interior da França consideram os parisienses como estrangeiros.

6. Os franceses colocam nomes de suas ruas em homenagem a heróis, artistas, políticos e etc. Nenhuma rua na França tem número como nome. Quinta avenida nem pensar.

7. Felizmente autores franceses pararam de escrever óperas. Não tenho nada contra operas, aliás gosto muito desde que recebi aula particular do saudoso Mario Henrique Simonsen sobre o tema. As óperas francesas não eram nada boas.

8. Motoristas franceses dirigem melhor que seus vizinhos italianos. O único lugar na França que não é coberto pelos seguros é a giratória do Arco do Triunfo. Quem a observa pela primeira vez acha uma bagunça, mas fica admirado por não haver acidentes frequentes. Qual o segredo? Simples, quem vem da direita tem prioridade. Se algum petista ficar chateado, ofereço consolo. É como no piano, companheiro. A mão direita toca, a mão esquerda acompanha.

9. John Wayne dublado em francês parece bom ator.

10. Os franceses não colocam temperos à francesa em suas saladas.

11. Os franceses conseguem dizer “merda” de forma educada.

12. As eleições na França acontecem sempre aos domingos e os bares não fecham.

13. Os franceses levam a comida muito mais a sério do que a religião.

14. Já faz mais de 100 anos que os franceses não começaram uma guerra, mas não ganharam nenhuma desde a retirada da Indochina.

15. Imposto na França chama-se “contribuição”. Há, no mínimo, uma manifestação por dia em Paris contra alguma coisa. Jamais contra o Imposto de Renda, um dos mais elevados do mundo.

16. Voltaire odiava Rousseau. Eu sou fã do François-Marie Arouet (1694-1798).

17. Há quase tantas arvores em Paris quanto carros.

18. Os franceses fazem suas revoluções nos meses quentes do ano, nunca no inverno.

19. Os franceses lavam as mãos antes de ir ao banheiro. A historia de que eles não tomam banho é lorota. Tomam sim, menos que os outros.

20. Os trens franceses são os mais pontuais do mundo quando os ferroviários não estão em greve.

21. Nos esportes, os franceses preferem perder por um ponto a ganhar por dez.


Antonio, se me permite, vou criticar o seu topico 19. Os franceses nao lavam as maos nem antes, nem depois de ir ao banheiro. As maos vêem agua somente quando eles decidem tomar banho ou quando vao cozinhar e, eventualmente, decidem lavar moooooooooiittto rapidamente a fruta ou o legume. Eu espero que nos restaurantes isso nao aconteça.

Eles tomam banho? Ah, é? Parisiense? Você ta precisando ficar mais um tempo ai pra descobrir melhor isso. Um programa de TV mostrou semana passada uma pesquisa que foi feita sobre esse assunto. Somente 50 porcento dos franceses tomam banho todos os dias. Ou seja, somente 30 milhoes de habitantes. Vocês ja imaginaram o que representa 30 milhoes de habitantes sem tomar banho? Se juntassemos todos eles os urubus iam avançar! E o cheiro gostoso do lulu e da pirsiguida? Creeeeeeeeeeeeedo!

Ainda bem que eles nao sao calorosos, porque eu nao quero receber um abraço de um gambazinho. Ainda bem que Bruno foi educado de uma forma diferente e toma 2 banhos por dia.

Quando vierem à França e alguém propor um abraço, pense 2 vezes, é o Cascao que fala OUI.

Um comentário:

Jac disse...

Na verdade, dah pra rebater varias destes topicos. Por exemplo, franceses reclamam sim do imposto de renda, mas nao passam pelo SUS!!hehe

Enfim, criando coragem pra ser mais assidua!
Vc tem previsao pra ir pro Brasil?
E pra Paris?
E pra Marseille?hehe Eu vou passar o mes de julho por la!
bisou