Au pair en France

Au pair en France

segunda-feira, 29 de março de 2010

Proxima parada: Maiorca!

29 de março de 2010

SEGUNDA PARADA (17/03/10): PALMA DE MAIORCA – de 7h às 13h

Chegamos em Palma, situada na Ilha de Maiorca, na Espanha, pouco antes das 7h. Pra começar bem e cedo o turismo, tivemos que encarar um despertador desesperado às 6h. Mas nada de mau humor, afinal tudo é festa nessas horas! Do porto até a cidade, uns 20 min a pé, num sol deliciosamente espanhol.

A cidade tem 414 mil habitantes e foi construida em 858 pelo viking Hasting. Ela me lembrou muito Nice, com aquela praia linda e palmeiras por todo lado. Achei muito limpa e as pessoas sempre educadas, tentando falar inglês/espanhol pra ajudar a gente. Como ela é pequena, fizemos tudo a pé, aproveitando pra nos bronzear e ver de perto a beleza dos prédios e pontos turisticos.

O que nos deixou impressionados foi que eram quase 9h e tudo estava fechado. O comércio la é meio baiano, sei nao... Nossa primeira parada foi na Catedral de Palma, popularmente conhecida como «A Seu». Esse é o principal edifício religioso da ilha e é a sede da diocese de Maiorca. A catedral tem o estilo gotico e foi contruida entre os séculos XIV e XIX por Guillem Sagrera e nosso querido Gaudi, isso, o mesmo de Barcelona! Dentro da catedral, Gaudi desenhou a capela real. E é dentro delas que estao enterrados os reis Jaime II e III. Na parte de cima, proximo ao teto, podemos ver um circulo de vitrais de 12 m de diâmetro, que fica sobre o altar principal, também feito por Gaudi. Uma coisa de doido!

De la passeamos pelas ruelas da parte antiga da cidade, onde a gente pode respirar historia. Visitamos igrejas, igrejas e mais igrejas. Em torno de 10, todas lindas e cada uma de uma época, desenhada de forma diferente. Pracinhas, imoveis super diferentes, turista, turista e turista. Quando achamos que ja tinha acabado, fomos ao Castell de Bellver, um castelo maravilhoso, situado na parte alta da cidade, de onde podemos admirar Palma vista de cima.

Esse castelo tem estilo gotico e foi construido à pedido do rei Jaime II (lembram que ele esta enterrado na catedral?) entre 1309 e 1311. Ele foi criado como residência real e em XVIII passou a ser uma prisao, sendo que em XIX foi temporariamente uma fabrica de moedas. Único na sua estrutura circular na Espanha, esse castelo tem 3 torres integradas e 1 torre de 33,37 metros divididas em 4 pisos ligados por uma escada em espiral. A torre é separada cerca de sete metros do castelo e se juntou a ele por uma bela ponte, construída posteriormente.

No subsolo tem a famosa prisao de S'Olla. As 4 torres coincidem com a rosa dos ventos. No interior ha um patio onde ao redor existem diversas salas. Uma delas abriga o "Museu de la Ciutat", uma exposição de história da Palma intessante da pré-história à Idade Média, com quatro áreas: Palma Pre-histórica, Palma Romana, Palma Islâmica e Palma Medieval.

Passamos um bom tempo dentro do castelo pra nao perder nada, mas às 12h30 ja estavamos correndo pro navio de novo! Ê, corre, corre! Palma trouxe calorao. Cheguei assando no navio e imediatamente pude colocar um vestidinho de verao, coisa que nao faço desde a volta à Nice. Na parte da tarde, fui gravar um CD. O que? E isso mesmo. Pagamos uma taxa e fui prum estudio de gravaçao gravar 3 musicas. Meu repertorio so esta aumentando, daqui uns dias vou no Fama! Kkkkkkkkk! A tarde e a noite do dia 17 de março foram também dedicadas ao teatro, jantar chiquerê e musica ao vivo!

O que faltou ver em Palma e nao deu: Gruta do Dragao, estilo essas que temos no Brasil, como a Gruta do Maquiné, em Minas, onde eu fui quando era guria e até hoje me lembro de detalhes. Sera que to exagerando? Acho que nao, né? O Brasil tem muita coisa linda também... Dêem uma navegada no site dessa Gruta e vao ver o que perdi! Mas... nao da pra fazer tudo!

Volto amanha, com o dia 18 e tudo o que ha de melhor! Espero comentaaaaaaarios, please! Ah, so pra constar, esse navio custou 500 milhoes de euros pra ser construido, incluindo decoraçao e tudo. Caiu pra tras? Eu tb!

Um comentário: