Au pair en France

Au pair en France

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Atenção, engenheiros!

Como sei que tem muita gente graduada em Engenharia que visita o blog, veja aí uma oportunidade:

Brafitec: bolsas de mobilidade na área de engenharia
Chamada de projetos 2009
vai até 15 de outubro

Por acordo assinado em 2002 a Capes e a Conferência de Reitores de Escolas Francesas de Engenharia – CDEFI, de Conférence des Directeurs d’Ecoles Françaises d’Ingénieurs – implementaram o programa Brafitec – Brasil France Ingénieurs Technologie. Desde então, ele evoluiu de uma simples estadia de estudantes na França para uma lógica de intercâmbios de docentes e de estudantes entre os dois países.

De 2003 a 2008, mais de 2 mil estudantes brasileiros e franceses realizaram intercâmbio; em 1.º de janeiro de 2009 havia 51 projetos sendo executados em parceria por cerca de 30 universidades brasileiras e mais de 100 escolas francesas. As bolsas geralmente abrangem um período de 2 semestres. Os intercâmbios desenvolvem-se nos níveis da graduação brasileira e do master francês e muitas vezes integram programas de duplo diploma.

Os estudantes brasileiros recebem 600 euros mensais, que podem ser complementados por outros auxílios financeiros (bolsas e auxílio de empresas etc). Em 2008, 286 estudantes de engenharia receberam bolsa da Capes e, no sentido inverso, 96 estudantes franceses foram beneficiados pelo programa. Quanto aos docentes, 40 professores brasileiros fizeram estágios na França e 35 professores franceses vieram em missão para o Brasil.

Os projetos são elaborados conjuntamente por estabelecimentos franceses e brasileiros, para um período (renovável) de 2 anos. A seleção é feita após chamada anual lançada pelo CDEFI e pela Capes. Mais informações aqui.

Nenhum comentário: