Au pair en France

Au pair en France

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ah, José!

Dias antes de partir rumo à França, recebi uma encomenda vinda do Rio de Janeiro. Quando abri era um cartao e o livro "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, presente do André, meu grande amigo que ha uns poucos anos mudou-se para a cidade maravilhosa. De cara adorei a surpresa, primeiro por ter vindo dele e tambem porque sempre gostei desse autor português.

Enfim, 1 ano e 2 meses se passaram e eu continuo sempre envolvida com meus dificeis exercicios da gramatica francesa. Essa semana estava na minha escrivaninha-biblioteca (meio francesa, meio brasileira) e me dei conta de que ainda nao tinha lido o livro.

Ele tem 62 paginas somente, mas é uma delicia de ler. Como leitura noturna me da sono, fui lendo de pouco a pouco pra admirar, principalmente, a literatura do Saramago. E acabei de terminar minha leitura encantada com esse conto.

Pra quem gosta de ler por osmose, nao é um livro recomendavel. Mas quando a gente lê, babando a maneira inteligente de escrever um livro, é muito, mas muito bacana. Para se ter uma idéia, entre os dialogos nao ha pontuaçao. A frase é direta, separada somente por virgulas, e o proprio leitor precisa se concentrar pra matar a charada e entender quem falou o que.

Sinceramente, adorei! A passagem que mais me chamou atençao (e que deixo aqui pra compartilhar com voces), foi a seguinte:

"(...) o homem é uma ilha, eu, como aquilo nao era comigo, visto que nao sou mulher, nao dava importancia, que tu achas, Que é necessario sair da ilha para ver a ilha, que nao nos vemos se nao saimos de nós".

Fica ai a dica! No link do livro, no primeiro paragrafo, achei o livro na integra pra quem quiser le-lo!

Um comentário:

Jacque disse...

Oi, menina. Quanto tempo. Lembrei de vc várias vezes esses dias, aproveitei pra orar. É sempre bom, né?! Eu estou escrevendo nesse e não no outro post pq eu gosto mto do Saramago. Ele cansa um pouco, de fato, pela falta de pontuação, mas vale a pena. Antes de sair o filme, eu li Ensaio sobre a Cegueira e gostei mto. Depois li O Evangelho Segundo Jesus Cristo, é herege, mas...rs..é Saramago.
Se cuida,
bjo