Eu adoro filmes reais ou baseados em fatos reais. Ontem aproveitei uma promoçao que os cinemas fazem todos os anos chamada "Primavera no Cinema": durante 3 dias da primavera os ingressos custam 3,50€ em qualquer cinema da França. Resultado, o cinema estava lotado! Fui assistir Caçadores de Obras-Primas, realizado e estrelado por George Clooney.
O filme é fantastico e nos faz mergulhar no mundo destruidor da Segunda Guerra Mundial. A historia é baseada em fatos reais e mostra como um grupo de profissionais conseguiu salvar inumeras obras de arte roubadas pelos nazistas (a pedido de Hitler) na casa de judeus e nos museus, durante a 2a. Guerra. So para se ter uma ideia, o comandante supremo da Luftwaffe, Hermann Goering (braço direito de Hitler) roubou 1.375 durante a guerra.
Este filme é inspirado no livro de Robert Edsel, “Caçadores de obras-primas - Salvando a arte ocidental da pilhagem nazista” (Ed. Rocco), que relata alguns dos lugares e obras de arte europeus recuperados pelos "Monuments Men", este grupo de 350 homens e mulheres dos países aliados (arquitetos, artistas, curadores e diretores de museus) que foram para guerra exclusivamente para salvar as obras de arte. Aos poucos, eles foram recuperando telas, esculturas e ouro. Ao fim da guerra foram contabilizados mais de 5 milhões de bens culturais roubados pelos nazistas, muitos deles resgatados por este grupo.
(Um dos "Monuments Men" descobrindo uma obra. Na segunda foto, dois "Monuments Men" admirando uma tela descoberta no mesmo local. Na terceira foto, americanos aliados do "Monuments Men" colocando no caminhao as obras recuperadas).
Um exemplo real de uma obra de arte recuperada por eles esta o quadro de Jan Vermeer, “O astrônomo”, que esta atualmente no Louvre (imagem abaixo). No verso do quadro ha um código do inventório nazista. Ele havia sido roubado da família Rothschild.
Deixo vocês descobrirem o filme no cinema, ele é realmente imperdivel! Além de detalhes escondidos da historia da 2a. Guerra, a gente descobre que o trabalho destes profissionais foram fundamentais para salvar uma parte da historia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário