1- To fazendo o curso de assistente materno, pago pelo meu querido governo federal. A partir do dia 23 de fevereiro ja terei a autorizaçao em maos pra começar trabalhar. Pra quem nao imagina o que seja isso, vou explicar pra vocês: a assistante maternelle, em francês, é a pessoa que faz um curso e tem autorizaçao do governo pra cuidar (no proprio domicilio) de crianças. No meu caso, posso cuidar simultaneamente de 2 crianças, sendo 1 de 0 a 3 anos e 1 de mais de 3 anos, e isso varia de profissional pra profissional. Tenho a autorizaçao pra cuidar de varias outras crianças, a condiçao que os horarios nao coincidam, e que sejam somente 2 crianças por vez. Conclusao: a vida de au pair serviu pra alguma coisa, né? :)
2- Durante o curso, a gente aprende de tudo: doenças de pele, microbios, nutriçao infantil, segurança domestica, primeiros socorros, como dar banho nas crianças, como dar banho sem dar banho (oi?). Isso mesmo: com aquela toalhinha de mao, a gente molha com sabao neutro liquido e ensaboa o pobrezinho. Depois, com outra toalhinha, a gente retira o sabao e... pronto. Nem precisa dizer que eu acho isso um absurdo, mas a cultura vem de anos luz e nao ha ninguém que mude isso. Acreditem: as bisavos das crianças ja faziam isso e essa porqueira passou de geraçao pra geraçao.
Numa conversa entre as meninas do curso, uma pergunta pra outra: 'Como você faz com seu bebê?'. Ela responde: 'Ele toma banho na banheira a cada 2, 3 dias. Nao menos porque faz mal pra pele do bebê'. Sinceramente? Acho isso uma falta de respeito com a criança. Mas eu nao pude me manifestar porque nao posso mudar a cultura francesa. E é por isso que digo: essa fama de que francês nao toma banho EXISTE, sim! Tomam pouco banho e tomam banho mal! A falta de higiene é cultural e eu so posso respeitar isso. Dentes sujos, roupas sujas e banho mal tomado. Pronto, falei.
3- Ha alguns dias eu assisti um documentario que mostrava a vida dos militares franceses, pais de familia, que vao pra guerra do Afeganistao. Uns voltam sem braço, outros desfigurados, outros mortos. Eu juro que nunca imaginei que isso fosse tao cruel pras maes que ficam com os filhos. Crianças e maes ficam angustiados durante 5, 6 meses, até que o pai volte, quando ele volta. A gente nao ve esse tipo de reportagem no Brasil. Achei triste e cruel. Até chorei de tanta do que fiquei deles.....Tudo em nome da patria amada. Mas sera que a patria ama esses soldados como eles a amam? Tenho minhas duvidas...
4- Ontem e anteontem fez um frio de gelar os ossos e essa semana foi particularmente dificil. Neve, muita neve acumulada. Foi dificil pra dirigir e é preciso ter muita prudência no trânsito. Meu carro ficou agarrado no estacionamento da casa da vizinha, a porta nao quis abrir, as travas do carro nao funcionaram, meus pés ficaram congelados, enfim, o inverno é sempre assim, chato. O mais chato é ser obrigado a retirar a neve da calçada da sua casa, senao, multa! é verdade que poucos prefeitos controlam isso nas cidades pequenas como a minha, mas se alguém passar na sua calçada cheia de neve e quebrar uma perna, você sera o responsavel. Entao, é melhor prevenir, né? Eu e Bruno entramos na dança:
A calçada, ja 'sem neve'
Olha a montanha de neve que ficou acumulada na calçada do campo de futebol!
Eu trabalhei duro!
Muuuuuuuuita neve!
Olha como o pé afundou!
Pegada na lua? Nao, no meu jardim! kkkk!
5- Vocês viram que descobriram aqui que tinha carne de cavalo nas lasanhas pré prontas? Tudo isso ta dando o que falar... A noticia ta aqui.
6- Quando tenho um tempinho continuo praticando meu scrapbooking. Agora to expert em albuns pra bebê e tenho vendido alguns pra tirar um troco. Essa semana comprei alguns furadores super fofos. Acho que nunca postei nada aqui pra vocês verem, né?
7- So pra constar, anteontem, dia 13 de fevereiro, fez 5 anos que cheguei na França. Como o tempo passa rapido, né?
Bom fim de semana pra vocês!
Um comentário:
Nossa quanta novidade!!!
Parabéns pelo seu curso mesmo que ele não tenha deixado eu te ver pela 2° vez, hahahaha. Pelo menos agora vc vai poder trabalhar lindamente!
Agora eu to vendo de onde veio sua inspiração pra fazer meu marcador de livro que eu amo! S2
essa da carne de cavalo eu não sabia, acabei de ler em um outro blog que eu sigo e to chocada!!!!!!!!!!!!!
Beijos flor! Muita sorte e amor nessa sua nova fase e parabéns pelos 5 anos de França!
Postar um comentário