Au pair en France

Au pair en France

quarta-feira, 26 de março de 2014

A historia continua

Ha muito tempo eu tinha falado pra vocês de um site que contava toda a historia da Lorraine, regiao que moro aqui na França. Se você quiser conhecê-la, o link é este aqui:

http://jcnavegatur.blogspot.fr/2011/05/lorena-lorraine-franca.html

***

Pra atualizar vocês das novidades, fiz o pedido de nacionalidade francesa, ja que completei 4 anos de casada. Depois de enviar 1kg de papeis (sem exagero, tive que pesar), nesta segunda fui convocada para uma entrevista bem rapida. Fiquei surpresa com a "facilidade" da entrevista, pois eu tinha visto na internet que eu deveria estudar a historia da França, politica, entre outros para ser questionada por uma comissao de 3 pessoas, sendo um funcionario da prefeitura e 2 cidadaos franceses (voluntarios).

Diante dessa pressao, estudei vaaaaaaaarias coisas, o hino nacional, um resumo da historia, como funcionam as eleiçoes, que orgao faz o que, isso e aquilo. Horas antes da entrevista Bruno nao parava:

- Quem foi decapitado?
- Luis 16 e sua esposa Maria Antonieta, eu respondia

- Quantos parlamentares tem no Parlamento Europeu?
- 766

- E na Assembleia Nacional?
- 577

- Quantas cidades, regioes e departamentos tem na França?
- 36.681 cidades (contando com as cidades da Guadalupe, Martinica, Ilha da Reuniao, Maiote e Guiana); 26 regioes e 101 departamentos.

E o questionario continuava... até que eu disse: - Para, pelo amor de Deus, vc vai me confundir!! E ele ficava ainda mais stressado com medo d'eu misturar as informaçoes. Foi cômico!

A entrevista foi em Nancy e estava marcada para às 13h15. Fui chamada na hora exata, claro. Num escritorio fechado a moça fez perguntas sobre minha vida e poucos minutos depois chamou meu marido para a entrevista. Fez algumas perguntas pra ele também e... pronto. Assinamos uns papeis e a moça me disse que a policia iria me mandar uma convocaçao para fazer uma outra entrevista daqui a 1 mês, mais ou menos.

Ok, tudo certo, mas e a outra entrevista com as 3 pessoas?? A moça nos explicou que ela é feita somente para pessoas que estao aqui com visto de estudante ou de trabalho ou de exilio ou seja la o que for. Bom, as informaçoes que estudei ao menos vao servir para minha cultura geral.

Voltamos aliviados e tranquilos. Hoje a tarde, estava tranquila em casa com o bebê quando a campainha toca. Ham, quem sera? Quando abro a porta, 2 policiais (1 homem e 1 mulher). Claro que eu me borrei nas calças porque imaginei que tivesse algo de errado comigo, mesmo se eu sei que nao ha nada!! Convidei-os para entrar e eles me disseram que estavam aqui para me fazer algumas perguntas com relaçao à minha entrevista. Fiquei aliviada!!! Ou seja, a moça da prefeitura nao havia me avisado que eles viriam na minha casa porque acredito que essas visitas sao para confirmar se eu sou realmente casada com o meu marido e ver se nao ha mutreta (que deve ter horrores!).

Como eles ja tinham lido tudo sobre minha vida atraves do relatorio enviado pela prefeitura para a policia (que eu cuidava do bebê, que isso, que aquilo), puderam confirmar tudo com os proprios olhos porque o bebê estava aqui. Amanha levarei os documentos la na delegacia e depois é so sentar e esperar minha convocaçao para buscar minha certidao de nascimento francesa. Ja pensou? Nao to pouca bosta nao! hhahaha!

beijo pra vocês!


domingo, 23 de março de 2014

Geleia de body

Ei meu povo, voces sabem que sou uma pessoa que adora trabalhos manuais e que futuca tudo na internet pra copiar (e melhorar) a ideia dos outros. Esta semana encontrei algo genial: geleia de body de neném. Eu precisava de fazer algo pra uma das minhas amigas brasileiras que esta gravida e tinha certeza de que isso ia encanta-la.

(Alias, ontem fui encontrar com minhas queridas amigas brasileiras, dentre elas a gravida Simone, porque isso me faz muito bem. Poder falar português e estar com pessoas da minha cultura é fundamental pra vivência no exterior).

Chegando la, coloquei o presente em cima da mesa e ninguém entendeu nada: porque voce vai dar geleia pra ela? Deixei elas se perguntando e futucando o presente pra entender o que era aquilo. Foi o maior sucesso. O resultado esta aqui e é claro que ela amou!

 
Se voce gostou da ideia, aqui vai o passo-a-passo:
 
Comprei 3 bodys de cores variadas.

Além dos bodys, você vai precisar de 3 colheres de bebê, um pedaço de fita de cetim, tecido ja recortadinho especial pra decorar potes de geleia e um adesivo ou um mimo feito a mao pra escrever "Geleia de bebê'. No meu caso, fiz com meu carimbo Geleia e cortei um circulo na minha maquina especial Scrapbooking. 

Coloquei o body enroladinho dentro do pote de geleia que comprei vazio.

Coloque cada body num potinho.

Pronto: feche com o tecido e com a fita prendendo a colher e o mimo Geleia de bebê.
 
Gostaram?

Mergulhando na historia

Nao sei em que pé vocês estao ai, mas aqui em casa tenho um pacote internet, TV e telefone fixo ilimitado por um preço de banana. E desde um certo tempo, posso acessar pelo controle remoto qualquer programa de TV que ja tenha sido transmitido. Dessa maneira se você perdeu um documentario, o jornal, ou seja la o que for, você pode revê-los enquanto eles estiverem disponiveis.

Hoje decidi assistir um documentario sobre a 1a. Guerra Mundial. A gente estuda isso tudo na escola, mas assistir imagens reais filmadas por cinegrafistas in loco é outro papo. Nao me lembrava de tanta barbaridade. No dia 11 de novembro de 1918, fim da guerra, os numeros mostraram que: 80 milhoes de pessoas participaram direta e indiretamente da guerra. 10 milhoes foram mortas por uma bala perdida, de fome, devorados por pulgas, ratos, epidemias. 20 milhoes ficaram feridos. Muitos perderam a razao, uma parte do corpo, a juventude.

Encontrei nesse site um resumo da historia da 1a. Guerra pra gente relembrar. Ela aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar um dos maiores acontecimentos da história mundial.

Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.
Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. O países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvido uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.

Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.

Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.

Com a guerra tendo iniciado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.

Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog. Todos esses ataques fez com que em pouco tempo a Tríplice Entende tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.

No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.

A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
◾Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
◾Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
◾Fragmentação do império Austro-Húngaro
◾Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
◾Divisão do império turco após 200 anos de decadência
◾Aumento do desemprego na Europa

sexta-feira, 21 de março de 2014

Whoopies de chocolate

Diz a lenda que o nome desse bolinho é Whoopie porque uma irlandesa preparou-os pros filhos e quando eles comeram, gostaram tanto que gritaram: WHOOPPIIIEE! :) Meu marido gritou também quando comeu! Hahahaha! Sendo assim, vou colocar a receita pra vocês e digo: é delicioso!!!!

Whoopie de chocolate

100g de açucar
100g de manteiga amolecida
2 ovos
200g de farinha de trigo
1/2 colher de bicarbonato de sodio
1/2 colher de fermento
80g de chocolate meio amargo (derretido em banho maria)
90g de creme de leite

Para o recheio:
1 lata de doce de leite

Vamos la:

Misturar o açucar e a manteiga até a mistura ficar homogênea. Depois acrescentar os ovos e mexer. Coloque a farinha, o chocolate derretido e o creme de leite. Por ultimo, o fermento e o bicarbonato. Coloque essa mistura na manga de confeiteiro com o bico do chantilly e faça circulos de 3 cm num tabuleiro coberto de papel manteiga. Nao deixa-los muito proximo para nao colarem um no outro. Assar num forno pré-aquecido a 180°C durante 8 minutos (é importante respeitar os 8 minutos para nao dar errado!! Se o seu forno for meio lerdinho, asse 10, 12 min no maaaaximo!!). Depois de assados, o resultado sera este abaixo. Espere esfriar para retira-los do tabuleiro.


Detalhes técnicos: o que é manga de confeiteiro? é esse bicho aqui embaixo. Tem outros nomes também, mas o nome técnico é esse. O bico do chantilly é esse cheio de ondinhas.


Vamos ao recheio: se você for usar o doce de leite, nao precisa acrescentar nada. Se ele estiver muito solido, acrescente um pouquinho (1 colher, por ex) de creme de leite para que ele fique ligeiramente menos solido. Ele deve ter a consistência de um purê de batatas, bem cremoso. Quando os bolinhos ja estiverem frios (detalhe importantissimo senao seu doce de leite vai derreter imediatamente!!), coloque o doce de leite em outra manga de confeiteiro, pegue um bolinho, recheie o avesso dele e depois feche com outro bolinho, formando um sanduichinho.

Existem outros recheios, como este de marshmallow, mas sao demorados e bem mais complicados.

Como meus bolinhos ficaram irregulares porque é praticamente impossivel de fazê-los bonitinhos e redondinhos, usei uma forminha de fazer biscoitinhos de natal para deixa-los igualzinhos. Você pode usar um copinho, uma xicara ou o que tiver de redondo para recorta-los.


Aqui esta o resultado, lembrando que o meu recheio nao foi o mesmo porque os ingredientes que utilizei nao existem ai ou sao dificeis de encontra-los.

Eh primavera, te amo!!

Quando acordei hoje cedo fui direto pro jardim e vi que minhas flores estavam abertinhas, assim como as flores de algumas arvores que ainda nao tinham florescido. A primavera começou ontem maravilhosamente bem, obrigada! Fez 22 graus! Preciso dizer mais?

Compartilho com vocês algumas dessas belezas naturais:





So um parenteses: coloquei essas fotos no Facebook pra dividir com os amigos a primavera francesa. Adivinhem quem foi a primeira pessoa que comentou meu post? Uma amiga francesa que me disse: "Nao quero te desanimar nao, mas eles estao prevendo neve pra semana que vem". Quando eu falo pra vocês que esse povo vive de pessimismo e de energia negativa ninguém acredita! Resultado: ela acaboooou com o meu dia!!! Nao sei se é verdade ou nao, mas como eu ja tinha dito, eles NAO sabem viver o presente e agradecerem pelo dia lindo e quente, pelas flores... Eles ja pensam assim: "Legal que ta um da bonito, mas sera que amanha vai esfriar e chover"? Credo, to fora!

terça-feira, 18 de março de 2014

Maos de ouro

Eu adoro filmes reais ou baseados em fatos reais. Ontem aproveitei uma promoçao que os cinemas fazem todos os anos chamada "Primavera no Cinema": durante 3 dias da primavera os ingressos custam 3,50€ em qualquer cinema da França. Resultado, o cinema estava lotado! Fui assistir Caçadores de Obras-Primas, realizado e estrelado por George Clooney.

O filme é fantastico e nos faz mergulhar no mundo destruidor da Segunda Guerra Mundial. A historia é baseada em fatos reais e mostra como um grupo de profissionais conseguiu salvar inumeras obras de arte roubadas pelos nazistas (a pedido de Hitler) na casa de judeus e nos museus, durante a 2a. Guerra. So para se ter uma ideia, o comandante supremo da Luftwaffe, Hermann Goering (braço direito de Hitler) roubou 1.375 durante a guerra.

Este filme é inspirado no livro de Robert Edsel, “Caçadores de obras-primas - Salvando a arte ocidental da pilhagem nazista” (Ed. Rocco), que relata alguns dos lugares e obras de arte europeus recuperados pelos "Monuments Men", este grupo de 350 homens e mulheres dos países aliados (arquitetos, artistas, curadores e diretores de museus) que foram para guerra exclusivamente para salvar as obras de arte. Aos poucos, eles foram recuperando telas, esculturas e ouro. Ao fim da guerra foram contabilizados mais de 5 milhões de bens culturais roubados pelos nazistas, muitos deles resgatados por este grupo.

(Um dos "Monuments Men" descobrindo uma obra. Na segunda foto, dois "Monuments Men" admirando uma tela descoberta no mesmo local. Na terceira foto, americanos aliados do "Monuments Men" colocando no caminhao as obras recuperadas).

Um exemplo real  de uma obra de arte recuperada por eles esta o quadro de Jan Vermeer, “O astrônomo”, que esta atualmente no Louvre (imagem abaixo). No verso do quadro ha um código do inventório nazista. Ele havia sido roubado da família Rothschild.


Deixo vocês descobrirem o filme no cinema, ele é realmente imperdivel! Além de detalhes escondidos da historia da 2a. Guerra, a gente descobre que o trabalho destes profissionais foram fundamentais para salvar uma parte da historia.

terça-feira, 11 de março de 2014

E a copa? Copa? Sei nao...

Pois é, vergonha alheia essa copa no Brasil, néamm?

Meu amigo Joao me mandou um texto MARRRAVilhoso publicado na "So Foot" de dar dor na alma:

Desta vez é verdade. Um mês depois da polêmica gerada por um texto falso atribuído à revista France Football que criticava fortemente a organização da Copa do Mundo no Brasil, o site da revista esportiva francesa "So Foot" publicou uma extensa reportagem sobre a preparação do Brasil para o Mundial.  O texto, carregado de sarcasmo e humor ácido, mostra a que veio já no título: "Viva a Bagunça Brasileira!" (Vive Le Bordel Brésilien!). Em francês, a palavra bordel serve tanto para designar casas de prostituição quanto uma grande bagunça.

A reportagem divide as cidades-sede em três grupos: as que realmente deveriam estar sediando a Copa e que valem a viagem, mas que nem por isso estão livres de problemas (Les villes où ça devrait le faire), as sedes em que inevitavelmente a Copa será uma bagunça ("Les villes dans lesquelles ce sera forcément le bordel"), e aquelas onde o melhor mesmo é deixar para ver os jogos pela televisão (Les villes dans lesquelles ce sera forcément le bordel).

No primeiro grupo, estão Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Nessas cidades, a revista identifica problemas menores, como problemas de conexão com a internet e falhas nos telões no estádio do Beira-Rio, na capital gaúcha. Já sobre Brasília, a reportagem destaca o alto custo de construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, em uma cidade que não possui clubes de expressão no cenário nacional.

Já no segundo grupo, o da bagunça inevitável, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. O Aeroporto do Galeão (RJ) é descrito como "indigno de uma capital turística": "Edifícios degradados, pistas saturadas nas altas estações e paralisação das atividades em cada chuva forte prometem grandes doses de diversão", ironiza a publicação.

Sobre São Paulo, a reportagem afirma ser a cidade "irmã da Cidade do México e prima do Cairo (capital do Egito)", centros urbanos conhecidos mundialmente pelo trânsito caótico. Já Salvador teria um trânsito difícil na hora do rush. "Considerando que o estádio [Arena Fonte Nova] fica em uma região central da cidade, vai haver sofrimento".

Finalmente, no grupo das cidades em que seria melhor ver os jogos pela TV, estão Cuiabá, Manaus e Curitiba. O aeroporto da capital mato-grossense é descrito como "um campo de barro". "[O aeroporto] é do tamanho de uma cozinha, mas há que um lindo papagaio pintado na parede. Nenhuma grande nação vai jogar em Cuiabá. E depois dizem que o sorteio é aleatório". Já Curitiba é tratada como a "grande emoção pré-Mundial", com a dúvida até o último minuto sobre se o estádio estará ou não pronto a tempo.

A reportagem critica não só a situação dos estádios, aeroportos e infraestrutura em todas as 12 cidades-sede brasileiras. Sobrou também para a Fifa, para o seu presidente, Joseph Blatter (descrito como alguém que, no Brasil, nunca havia colocado os pés fora do Copacabana Palace), e para o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke. A revista afirma que o turista que vier à Copa vai encontrar: filas em todos os lugares, voos atrasados chegando às cidades dos jogos após o término das partidas e torcedores enfurecidos por perderem o espetáculo.

O texto continua: "Nenhuma cidade-sede tem capacidade de entregar a tempo o trio de obras 'estádio + aeroportos + obras de mobilidade urbana'. No caso dos aeroportos, os processos de licitação das obras só foram lançados após as eleições de 2010. Quanto à mobilidade urbana... não se moderniza um país em seis meses, especialmente um país como o Brasil. E por mobilidade urbana entende-se os meios mais básicos de transporte: vias de acesso a locais turísticos, estradas, corredores de ônibus, metrô e trens urbanos etc. Logo, serão os seus pés os que farão a maior parte do trabalho."

De acordo com a reportagem, parte da culpa para que se tenha chegado à marca dos 100 dias para o início da Copa na situação em que se chegou é também da entidade que comanda o futebol mundial. "A Fifa, do seu lado, é prisioneira de um Brasil com quem ela briga/late/chicoteia a cada semana, como se tivesse tratando com uma criança, com um sentimento vago de que é tarde demais".

Sobrou até para o "jeitinho brasileiro": "Joseph Blatter, então, agora se mostra chocado: 'Nenhum país teve tanto tempo para se preparar quanto o Brasil', e ele está certo. Errado ele estava em 2007 [quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa], ao impor ao país um "padrão Fifa" que estava distante demais de sua realidade, e que culturalmente não sabe dizer não. Mas sabe dizer, porém, quando já tarde demais, "desculpe, mas teremos que fazer alguns arranjos".

A reportagem foi publicada no dia 3 de março. No dia seguinte, a revista publicou novo texto sobre o Brasil e a Copa, desta vez destacando as manifestações que varreram o país em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações, apontando que o povo brasileiro está insatisfeito com o alto custo da preparação do país para a Copa, majoritariamente custeados pelos cofres públicos.

Up and down

Se tem algo que me irrita na cultura francesa é o pessimismo deles. Sao pessimistas desde que saem da barriga da mae e isso me assusta todos os dias! Ja conheci um cara que construiu uma casa com as portas largas porque disse que nunca se sabe se um dia ele pode vir a ficar paraplégico. Outro nao arrisca num negocio porque nunca se sabe se o negocio pode falir. Outro diz que nao vai ficar alegre com as temperaturas altas que estamos tendo este ano - ja que nao tivemos nem neve, nem temperaturas negativas neste inverno (que ainda nao acabou) - porque pode fazer frio e nevar em pleno mês de maio. Isso sem falar nas mulheres que esperam os 3 meses para contarem que estao gravidas. Eles veem defeito em tudo e nada esta bom. Sempre tem um "mas", "nunca se sabe se...", "e se der errado"... Credo!

Ai eu pergunto: pra que viver assim, preocupado com o que pode dar errado? Bora viver a vida sem pensar no pior.

Bom dia pra vocês!