Au pair en France

Au pair en France

segunda-feira, 29 de junho de 2009

54 km, para um pouquinho, descansa um pouquinho

To cansada de tanto correr. Correria pra comprar as ultimas coisas, pra ver o que vai caber na mala, pra ver as amigas pela ultima vez, etc. Estou bem stressada nessa etapa final, o que tem me impedido de aproveitar os ultimos momentos. Tenho preocupaçao de esquecer alguma coisa, de esquecer de despedir de alguem, nao sei bem explicar.

Acho que a ansiedade de querer estar com minha mae, minha familia e meus amigos vai me causando esse stress doido e tudo me deixa de saco cheio. Apesar disso, minha vida social esta a todo vapor.

Como todo dia 21 de junho na França, fui à Festa da Musica. O pais pára nessa data para festejar a musica, a cultura diversificada. Cada cidade tem sua programaçao musical em diversos pontos. Sao bandas locais que precisam de ser divulgadas para terem uma oportunidade de mostrarem o talento. Alias, no ano passado quando estive na festa em Annecy expliquei bem o significado dessa data. No post de junho de 2008 voces poderao conferir.

Aproveitei a ocasiao para rever minhas amigas e esquecer dessa correria. Estive na catedral de Annecy para ver corais e no centro para ver a Timbalada francesa. Sao quase 50 pessoas tocando os tambores seguindo a linha da banda baiana, mas nenhum deles é brasileiro. Sao pessoas que amam a nossa cultura. Tinha tambem rock, pop, musica tradicional, etc. Em Bonneville a festa foi num dia antes, 20 de junho, onde varias bandas se apresentaram. Curti uma banda de jazz de primeira, pra minha felicidade.

Fui também ser voluntaria no passeio da escola das gêmeas. Estavamos em 23 crianças e nosso desafio foi subir uma imensa montanha. Achei que poderia subir tranquilamente, mas no meio do caminho vi que meu sedentarismo quase me fez largar tudo e sair rolando! kkkkk! Eu nao sabia quem estava mais cansado, eu e as crianças... enfim, depois de 2h de subida, fizemos um piquenique ao meio dia com direito à uma vista maravilhosa. O dia estava lindo, pra ajudar. No final das contas, tudo deu certo. Alem disso, as crianças estavam todas agarradas a mim me convidando para ir na casa delas brincar.

Bom, continuando os compromissos da semana passada, terça-feira eu e as mulheres da igreja nos reunimos para nosso churrasco antes das férias de julho. Rimos muito e falamos de... cozinha! Aqui as mulheres quando se reunem falam disso e disso. Pfff!!!

E domingo passado, como eu e mais duas pessoas estamos indo embora, a nossa igreja fez um culto especial pra nos, seguido de um churrasco. Foi muito bacana e pudemos aprender ainda mais sobre como viver sempre perto de Deus. Os pastores nos deram de presente um Kit Sobrevivencia: uma garrafa de agua (sede de Deus), uma barra de chocolate (fome de Deus), um livro, uma lista com nome e telefone de todas as pessoas da igreja (se precisarmos de ajuda) e um novo testamento de bolso.

Abaixo, a fruta da estaçao que como quase todo dia:

PS: no album do blog tem fotos da Festa da Musica, passeio com as crianças e encontro com as mulheres e churrasco da igreja!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Taí!

Gostei...

Diploma ainda vale para ficar em cela especial
* Alberto Chammas

No Brasil tudo vale, mas cuidado. Existe liberdade de expressão, desde que ela seja para ocupar um espaço de um jornalista ou como queiram, agora tenho que usar o tal "diplomado". Quantas vezes você já viu a Justiça brasileira tentar proibir alguém de se expressar?

Outro dia mesmo, até escrevi nesta coluna, o competente e jornalista NÃO diplomado, não jornalista, que apóia a não obrigatoriedade do diploma, teve um problema semelhante quando um promotor tentou, via justiça, impedi-lo de expressar suas idéias. Afinal qual o problema?
Nenhum!

Aqueles senhores, retiro o Dr. Marco Aurélio deste saco, colocam profissões em pé de igualdade: o jornalista, o cozinheiro, o motorista entre outros. Nós não colocamos em risco nossa comunidade. Não sabe o Senhor Ministro que os jornalistas estão na liderança dos mortos em exercício profissional?

Não estou pedindo para incluímos defesa pessoal ou curso de tiro nas Universidades, mas fazer lembrar que esses mortos, em exercício de suas pautas estavam não colocando perigo aos seus irmãos de nação, mas em liberdade, não a expressão da palavra, mas a busca do direito do saber, da opinião, da verdadeira liberdade.

Não tenho nada contra cozinheiros, aliás, até pratos especiais eu já fiz na TV Gazeta, será que foi por esse motivo que o jornalista foi enquadrado por essa canetada do Ministro? Eu não sou cozinheiro e exerci de forma - não correta - o exercício da profissão, mas tudo bem, se o Ministro alega que não exercemos perigo.

Acredito que quem pecou foi nossa classe. Em minha opinião, os Ministros, agiram de acordo com as forças, maiores forças de opinião pública deste país. Se não somos perigo qual o motivo de sermos chamados do 'quarto poder'? Pode ser sim uma forma de desestabilizar a já fraca categoria profissional. Sem união, sem força. Alguém questiona isso?

Somos capazes de invadir o morro, dar a cara para pegar uma matéria sobre traficantes, vamos ao meio da batalha, enfrentamos a fúria de torcidas, chuva, trânsito, congressos nacionais, zonas de tiro e zonas. Quantas matérias já foram responsáveis pela mudança do cenário desta nação?

Mas, repito a culpa foi minha. Não tive a idéia de convidar esses engravatados para conhecerem nossos alunos. Qual Universidade convidou Ministros para conhecerem suas instituições? Quando é para dar palestras, aparecerem na foto e no site, como autoridade diante de alunos, aí sim, eles aparecem.

Sugiro ao Ministro que acabe também com o diploma de Letras. Afinal, no nosso país quantos professores não são formados? E podemos também, pelo menos eu conheço vários trabalhadores, meu avô, que trabalhava em cartório, era um, que conhecia o mundo do direito plenamente e não era formado. Vamos também extinguir o diploma de Advogado, faremos somente o Exame da OAB. Quem passa, vira doutor! Pena que estudei!

Verdade. Estudei um pouquinho. Não me considero especial em conhecimento, mas estudei. Preciso e estou ainda na busca de mais conhecimento. Ainda estudo. Mas infelizmente perdi a oportunidade de poder mudar essa situação.

Se eu não tivesse o ensino fundamental, poderia ser Presidente da República e assim, como os Ministros, em uma canetada, colocaria o meu DIPLOMA, novamente no lugar que ele nunca deveria deixar de sair: da parede! Pelo menos, já aviso, se o Ministro se sentir ofendido e mandar me prender, eu tenho diploma, vou pelo menos, para a cela especial.

* Jornalista e professor Universitário.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

E o Zé Simao é doido!

Presente do Joao pra minha tarde de sexta-feira:

Por José Simao

"E o tema desse ano é: Ano da França no Brasil. Então a gente só vai fazer cocô Chanel! Ano da Franga! Reparou que todo francês tem cara de frango? E francês adora ficar pelado, fumando e discutindo. Vocês já viram filme francês? Um monte de gente pelada discutindo! E eu já contribuí pro Ano da França no Brasil: já fiz xixi na Torre Eiffel. Eu já fiz xixi na Torre Eiffel. Pra ver se enferrujava!

E todo ano quem arrasa mesmo é a Gisele! Que não tem bundchen, tem peitchen! E eu tenho inveja da Gisele. Só porque ela não precisa encolher a barriga na hora de transar! E desfilou na mesma grife do Jesus da Madonna. Esse Jesus tá mais famoso que o original! Rarará! E jogaram gás paralisante na Gisele? Ela tá sempre linda, com aquele sorriso de mussarela e fazendo o V da vitória!"

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma no lixo

Pois é, assim como alguns de vcs devem ter ficado espantados com a noticia do fim do diploma de jornalista, eu tambem fiquei. Foram quase 16 mil reais jogados pela janela, ja que paguei mais de 400 reais por mês pra me formar.

Cozinheiro e jornalista é a mesma coisa? Essa eu nao sabia. Posso pegar meu diploma e jogar fora, a partir de amanha. E meus amigos que estao na faculdade? E os professores? E as universidades?

***

Fora isso, acho que os piolhos foram embora. Tenho tratado, mas eles adoram minha cabeça. Ninguém merece, viu? E morri de rir com os comentarios e receitas pra tentar me livrar desse bicho horroroso: coca-cola, alcool, Deltacid...! kakakakaka!

***

E pra fazer inveja em voces (a revanche!), no fim de semana passado fui ME BRONZEAR! Fui ao lago, estendi minha canga brasileira e, como diz uma amiga, fiquei como espetinho à milanesa, rolando na areia e me queimando. Até na agua eu entrei! Nossa, que saudade da praia de Camburi! De verdade!!

Esse fim de semana teremos ainda mais sol! E a temperatura esta subindo: peguei 33 graus na praia, ops, no lago! Bom, pra quem esta no Brasil, boa sorte com o frio, eu mereço chegar ai bronzeada, ou melhor, vermelha como um camarao!

domingo, 14 de junho de 2009

Eu mereço

Pra quem acha que vida de au pair é facil, vou contar a bomba da semana: estou com piolho! Socoooooooorro!!

Euro x real

Quando eu era pequena, lembro-me que minhas amigas todas tinham a chamada mesada pra ter uma graninha todo fim de mês. Eu nao tinha isso porque era mamae quem comprava minhas coisas. La em casa nunca teve disso nem com minha irma.

Aqui a mesada começa quando voce perde um dente. Segundo a tradiçao francesa, quando um dentinho de leite cai, a criança deve coloca-lo debaixo do travesseiro pra que a ratazana (a esposa do rato) passe de noite, pegue o dente e deixe o dinheiro. Pode ser 1 euro, 2 euros ou ate um brinquedinho simples. Aqui em casa o Alexis entrou nessa fase. E eu acho o maximo estimula-lo a gastar bem o dinheiro.

Pois bem, saimos pra gastar a grana quarta passada. Ele tinha 8 euros e alguns centavos. Na loja tipo de 1,99 ele comprou pra mae 2 presentes: um bowl (aqui usa-se muito pra tomar o leite do cafe da manha) e 1 porco espinho de porcelana. Achei uma graça ele deixar de comprar algo pra ele pra comprar algo pra mae.

As irmas, morrendo de inveja, claro, ja estao doidas pra que o primeiro dente caia. TODO santo dia, Mailys diz: "Veja, Lorena, meu dente esta mole. Amanha no cafe da manha nao posso comer pao!" E ai completei dizendo que ela deveria comer o pao pra que o dente caia mais rapido. Mas o medo dela agora é de engolir o dente! Espero estar aqui quando o dente ira cair porque vai demorar muito ainda! Mas a vontade de derruba-lo é tanto que acho que ela vai acabar forçando pra que a ratazana passe!

PS: Ha menos de 1 mês o dente de Alexis caiu na escola e ele chegou arrasado em casa, chorando. Quando perguntei o que era ele dizia que ia ficar sem o dinheiro porque a ratazana nao ia dar a grana, ja que ele tinha perdido o dente na escola. Dei a ideia da gente escrever uma carta pra ratazana explicando a situaçao.

Peguei um papel bonito que tinha e fomos nos escrever a carta.

"Querida ratazana,

Me desculpe incomoda-la, mas eu perdi meu dente hoje na escola e, por isso, nao poderei coloca-lo debaixo do travesseiro esta noite.

Você poderia deixar meu dinheiro ou meu presente? Se quiser procura-lo, eu estudo na escola dos Champeys e o dente deve estar por la.

Um beijo,

Alexis."

No dia seguinte ele me acordou cedo pra mostrar o playmobil que a ratazana tinha deixado e feliz porque ela tinha levado a carta! Morri de rir! Eu e minha imaginaçao!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Resumo da semana!

Lembram que estive no museu do Picasso ha alguns dias? Pois é, ontem descobriram o roubo de um caderno de desenhos do artista nesse museu. Engraçado que tinha achado a segurança meio precaria pq tinham poucas pessoas pra nos vigiar e, as poucas que vi estavam conversando fiado com colegas. Tudo bem que cameras eles tem pra todo lado, mas nao custa ter mais atençao. A noticia do roubo esta aqui.

E falando em noticia, aqui falou-se muito da visita de Obama na França. Eu sei de cor tudo o que o presidente americano fez e deixou de fazer. As TVs mostraram inclusive quanto ele pagou no restaurante com a familia e o que comeram la. Isso nao me interessa, sinceramente. Depois que estiveram no Louvre (e fecharam o museu pra eles - imagino como os turistas devem ter ficado P da vida), na torre, no Centro Pompidou, e por ai vai. O pobre coitado do Sarkozy perdeu o colo. Adorei.

E mudando de pau pra cavaco, morri de ri com a noticia de que Vitoria esta congelando. As pessoas estao batendo queixo com 16,4°C. Eu tenho pegado isso aqui nesse periodo, o que pra mim é caloraooo! kkkkkk! Todo dia de manha aqui tem feito 17 e no meio do dia faz 22°C.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fura olho!

A "novela" da suposta queda do aviao deve durar ainda muitos dias. Mas estou ansiosa e angustiada pra saber onde estao as pessoas. Parece ate que tem gente da minha familia dentro, mas eu fico pensando que poderia ser eu, ja fiz a mesma rota via Air France.

E acabo de ler na net que Sergio Cabral, o governador do Rio, ja esta responsabilizando a Air France e Airbus pelo acidente. Politicamente falando acho uma asneira ele jogar a responsabilidade nas costas das 2 empresas, sem ter nada concreto em maos. Se for confirmado que o acidente ocorreu por conta da metereologia, nem um aviao, nem um piloto podem ser mais fortes do que a natureza. Ou seja, ela esta mundialmente anunciando uma asneira, por conta da repercussao mundial, e consequentemente queimando nosso filme. Culpa do assessor de imprensa ou do Cabral, que anunciou isso sem prever sua equipe de comunicaçao.

O que acham?

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Da-lhe Lula...

Pra quem votou no Lula, veja o video! Pra quem nao votou, meus parabens!

terça-feira, 2 de junho de 2009

AF

Semana de sol e de assistir noticias do aviao que esta desaparecido. Triste noticia, especialmente pq se tratam da vida de 228 pessoas. Graças à Deus que minha mae ja foi e ja voltou (dois dias antes do acidente...), mas esta tudo certo com ela.

Estou de luto por essas familias. Boa semana pra todos, na medida do possivel.

PS: o que me deixa mais triste nessa historia é que as pessoas (familias e amigos) se lembram imediatamente de Deus e convidam pastores e padres pra irem orar e pedir por um milagre. Antes de embarcar (e mesmo no dia-a-dia), no entanto, eu garanto que foram poucos os passageiros que se lembraram de pedir proteçao durante a viagem. Fica ai uma reflexao.

E ressalto que a misericordia de Deus nao tem nada a ver com "ser feito de besta". Quero dizer que muitos desses que se esquecem de Deus alegam que Ele é misericordioso e pode fazer um milagre pra que as 228 pessoas estejam vivas. Mas Deus pode salva-las sim, de acordo com a conveniência e vontade dEle.